Viajar de trem pelo País é o sonho de muitos
brasileiros e está cada vez mais próximo de se tornar realidade.
Projetos como o Trem de Alta Velocidade entre Rio de Janeiro e São
Paulo e investimentos em ferrovias com a Norte-Sul podem ajudar o
Brasil a ter uma malha ferroviária respeitável nos próximos anos. A
região Centro-Oeste, por exemplo, poderá ganhar um ramal de
passageiros ligando as capitais Brasília (DF) e Goiânia (GO), em
trecho que seria ligado à ferrovia Norte-Sul. Estudos nesse sentido
já estão em andamento pela Valec, estatal responsável pela
construção de ferrovias no País, afirmou Bernardo Figueiredo,
diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT).
Bernardo Figueiredo explicou que a conclusão
da Norte-Sul abre espaço também para o transporte de passageiros
por trens. Segundo ele, a malha férrea representa 80% do
investimento e as composições, 20%. Desta forma, com as linhas
disponíveis, basta apenas que grupos econômicos entrem no
empreendimento. O objetivo é promover a interligação de Brasília
com a Norte-Sul e, por sua vez, permitir um ramal ligando a capital
federal ao Rio de Janeiro. “É um eixo muito denso e com uma demanda
muito forte. Será possível conectar Brasília à Norte-Sul com um
custo baixo”, explicou, lembrando que o modelo de transporte
ferroviário no Brasil existe desde o século 19, mas nunca foi posto
em prática pelos governantes. Foi resgatado por decisão política do
governo Lula.
O diretor-geral da ANTT conta também que a
agência reguladora apresentou ao governo federal proposta de
adiamento do leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV) para abril de
2011 por achar que existem outros grupos que podem entrar na
disputa, tornando o processo ainda mais competitivo. Figueiredo
explicou ainda que a decisão não vai atrasar as obras do
‘trem-bala’ e que a agência reguladora pretende equacionar questões
referentes à licença ambiental nos próximos cinco meses. Segundo o
executivo, o trem-bala deverá entrar em operação em 2016, quando
ocorrerá os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. Para
Figueiredo, o trem-bala será um divisor de águas no setor
ferroviário de passageiros do País. Com o empreendimento, os
aeroportos internacionais do Rio (Galeão), São Paulo
(Guarulhos-Cumbica) e Campinas (Viracopos) ficarão mais atraentes e
terão melhor aproveitamento. O de Campinas, por exemplo, poderá
receber voos internacionais com os passageiros se deslocando para
São Paulo e Rio de Janeiro por meio do
‘trem-bala’.
Com informações do Blog do Planalto.
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