Marronzinhas lutam pela igualdade de oportunidades e jornada de 40 horas

A categoria conquistou a licença maternidade de seis meses.


Publicação: 13/12/2010
Imagem de Marronzinhas lutam pela igualdade de oportunidades e jornada de 40 horas

Para continuar a série que valoriza os direitos das trabalhadoras do transporte, o Portal CNTT entrevistou a Secretária da Mulher do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e Planejamento Viário e Urbano no Estado de São Paulo (Sindviários-CUT), Nelci Fidelis. A categoria representa cerca de seis mil trabalhadores viários em todo o Estado de São Paulo, deste total 1.600 são mulheres.
Segundo Nelci, no Acordo Coletivo de Trabalho firmado com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo em 2009, as funcionárias conquistaram a ampliação da licença maternidade de 120 dias (4 meses) para 180 dias (6 meses). “Esta é uma das principais conquistas para as mulheres representadas pelo Sindviários e simboliza o avanço nas negociações”, explica.
  

Conquistas sociais e a saúde da mulher
A sindicalista salienta que grande parte das trabalhadoras da CET é operadora de trânsito -- mais conhecida como marronzinha -- e exerce suas funções efetivamente nas ruas da cidade de São Paulo. No dia-a-dia convivem com a poluição, o ruído e o calor provocados pelo trânsito. Outra importante conquista beneficiou as trabalhadoras gestantes que durante o período da maternidade podem exercer suas funções internamente e desta forma ficam longe do ambiente insalubre das ruas. Além disso, a trabalhadora pode escolher para trabalhar a unidade mais próxima da sua residência, facilitando a locomoção até o trabalho.
Nelci afirma que uma Comissão, formada por representantes do Sindicato e da empresa, desenvolve programas de medicina preventiva para as mulheres. “Fazemos um levantamento das doenças mais recorrentes e com base nestes dados nós realizamos palestras e campanhas de alertas. Há uma grande preocupação com a saúde da mulher”, explica.
Outra conquista é o auxílio creche que contempla as funcionárias com filhos de até 6 anos e 11 meses, as que possuem filhos com deficiência recebem o benefício por tempo integral.
Na Campanha Salarial de 2011, o Sindviários lutará pela igualdade de oportunidades, o respeito à mulher trabalhadora e pela redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais. “Outra bandeira é o reconhecimento dos casais homossexuais e a extensão dos direitos ao cônjuge”, explica Nelci. 
 

Dilma presidente
Nelsi elogiou a vitória de Dilma à Presidência da República e frisa que chegou em um momento oportuno, porque representa a ruptura dos paradigmas traçados até então pela sociedade brasileira, nos quais o poder sempre tinha que ser exercido pelos homens. “Dilma vai alavancar o desenvolvimento do Brasil e implementará as políticas sociais que ajudarão a combater as desigualdades, especialmente àquelas que atingem as mulheres”, finaliza.
 

Viviane Barbosa, editora do Portal da CNTT-CUT, com a colaboração de Gisele Macedo.

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@cntt-cut.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: