Aeroviários iniciam operação 'não colaboração'

Já os aeronautas aguardam uma reunião com SNEA para decidir se vão aderir à operação.


Publicação: 06/12/2010
Imagem de Aeroviários iniciam operação 'não colaboração'

Os trabalhadores aeroviários de todo o País estão em estado de 'não colaboração' desde a última quinta-feira, dia 2. A decisão foi aprovada na última quarta-feira, dia 1º de dezembro, em assembleias da campanha salarial realizadas pelos quatro sindicatos do setor aéreo filiados à Fentac-CUT nos principais aeroportos do Brasil. Segundo a Fentac, a operação não colaboração consiste em os funcionários realizarem apenas a operação padrão, o trabalhador cumpre apenas o que está estipulado nas suas atividades, sem fazer hora extra ou qualquer tipo de desdobramento para atender a demanda.
A categoria protesta contra a posição intransigente das companhias aéreas que se recusam negociar as reivindicações econômicas da campanha salarial. A bancada patronal das empresas, representada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), só ofereceram a reposição integral da inflação (o INPC acumulado nos últimos 12 meses é de 5,39%) e propuseram a alteração da data-base da categoria de 1° de dezembro para 1º de abril. Os trabalhadores reprovaram ambas as propostas do SNEA e lutam por aumento salarial de 15% e reajuste de 30% sobre os pisos, como forma de recuperar o poder aquisitivo perdido a partir da década de 90. A pauta de reivindicações foi entregue pelos sindicatos dos trabalhadores desde setembro. Estas reivindicações econômicas também faz parte da campanha dos Aeronautas.
Segunda a direção da Fentac-CUT, as propostas das companhias representam um desrespeito ao esforço e compromisso dos aeronautas e aeroviários, que ao longo dos últimos anos estiveram ao lado das empresas no enfrentamento e na superação de diversas crises, contribuindo para o crescimento e lucro das companhias, que hoje vivem um crescimento espetacular em sua demanda. 

Aeronautas
Os trabalhadores aeronautas ainda não entraram em estado de não colaboração porque aguardam os resultados de uma nova reunião com o SNEA, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 8.

Os sindicatos dos trabalhadores continuam abertos à negociação com as companhias aéreas e querem debater além do aumento real dos salários, a contratação de profissionais para reduzir a sobrecarga de trabalho e para evitar o caos no setor  aéreo.

 

Com informações da Fentac. 

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@cntt-cut.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: