Aeronautas e aeroviários protestam nos aeroportos por aumento salarial

Na terça-feira da semana passada, a categoria realizou um "Dia Nacional de Luta".


Publicação: 23/11/2010
Imagem de Aeronautas e aeroviários protestam nos aeroportos por aumento salarial

Aeroviários e aeronautas de todo o país participaram na terça-feira, dia 23,  de um Dia de Luta das categorias, realizando protestos nos principais aeroportos brasileiros. O objetivo foi alertar as empresas de que os trabalhadores estão mobilizados na campanha salarial e podem entrar em greve caso as companhias aéreas continuem sem dar resposta aos sindicatos.
Com data-base em 1º de dezembro, os sindicatos de trabalhadores entregaram a pauta de reivindicação às empresas em 30 de setembro. Passados quase dois meses, até agora as companhias não fizeram uma contraproposta, o que tem paralisado as negociações visando a renovação das convenções coletivas de trabalho.
Pela manhã, houve ato em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília (DF). À tarde, os trabalhadores fizeram protestos em Porto Alegre e Fortaleza.
A única proposta das empresas até agora foi a transferência da data-base para 1º de abril. A iniciativa foi duramente rechaçada pelos sindicalistas e considerada uma piada de mau gosto. Os sindicatos irão conclamar uma greve no setor, caso as negociações não avancem.
A campanha salarial de aeronautas e aeroviários acontece de forma unificada e é organizada pelos cinco sindicatos cutistas do setor - Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários, sindicatos dos aeroviários de Pernambuco, Guarulhos e Porto Alegre - e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT). A FNTTA e os sindicatos ligados à Força Sindical também participam, dentre eles o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo.

Negociações
Na quarta-feira, dia 24, os sindicatos de trabalhadores reúniram-se novamente com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), com a expectativa de receber uma contraproposta das empresas para dar início às negociações.
As empresas propuseram o INPC do ano como índice de reajuste a partir de 1º de dezembro de 2010 e a transferência da data-base para 1º de abril. Indignados com a proposta, os trabalhadores deram a reunião por encerrada.
Os trabalhadores querem um reajuste salarial de 15% e aumento dos pisos e vale-refeição em cerca de 30%. O índice é considerado perfeitamente viável pelos trabalhadores, que levam em consideração os altos lucros das companhias no último ano e o crescimento acelerado do setor.
As entidades irão realizar assembleias com os trabalhadores até o dia 30, para deliberar sobre a proposta do SNEA e as ações da campanha. Em Porto Alegre, a assembleia está marcada para os dias 29 e 30 de novembro.

Assédio Moral e Sobrecarga
Os sindicatos também buscam um compromisso das empresas pelo fim do assédio moral e da sobrecarga de trabalho, que tem resultado em descumprimento da regulamentação profissional e alteração constante de escalas.

Com informações da Fentac. 

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@cntt-cut.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: