Revolução de 32 no Estado de SP completa 81 anos

A data celebrada na terça-feira é feriado estadual.


Publicação: 08/07/2013
Imagem de Revolução de 32 no Estado de SP completa 81 anos

A cidade está em polvorosa; milhares de paulistas tomam as ruas da capital do interior do Estado. Jovens, adultos, idosos, todos se unem com um único objetivo: mudar o curso da história vigente, com novos princípios e valores a guiarem a política nacional. A cena, ocorrida em 9 de julho de 1932, em muito se assemelha às recentes manifestações que se alastraram pelo país em pleno ano de 2013. A Revolução Constitucionalista encontra eco, 81 anos depois, na necessidade de transformação requerida pela sociedade brasileira.
Liderados por SP (também palco de estreia das passeatas contemporâneas), os constitucionalistas pegaram em armas contra o governo Federal do presidente Getúlio Vargas. À época, a suspensão da Constituição de 1891 e a falta de perspectiva da promulgação de uma nova Carta originaram manifestações populares encabeçadas por diversos setores da sociedade, principalmente estudantes.
Ao final, a superioridade das armas a serviço do governo triunfou sobre a determinação e coragem dos revolucionários na busca por uma Constituição. Mas em 1933 foi eleita uma Constituinte e em 1934 o país tinha uma nova Carta Magna, consequência direta da Revolução de 1932. É certo que durou pouco, pois o ditador Vargas tinham mefistofélicos planos para o país, com sua Constituição Polaca e seu Estado Novo.
Mas o fato é que assim como as passeatas de outrora, estas de agora levaram às ruas do país milhões de brasileiros e forçaram o governo a repensar as estruturas de poder, com sugestões (Constituinte, plebiscito) que reformem a política nacional.
Tanto em 1932 quanto em 2013 a Constituição é a base das reivindicações. Enquanto no século XX o objetivo era impedir que Vargas limitasse a participação pública nas decisões mais importantes do país, e uma nova Constituição fazia-se necessária, as passeatas ocorridas desde o início de junho exigem, acima de tudo, o cumprimento dos direitos sociais na Carta Magna atual.

Com agências



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros