“O transporte público será sempre prioridade na capital”, afirma Haddad

Até o fim do ano serão instaladas 220 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus.


Publicação: 01/07/2013
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O prefeito Fernando Haddad afirmou no sábado, 29, durante visita ao bairro São Miguel Paulista, na Zona Leste, que o transporte público será sempre prioridade na capital. Ele citou os 220 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus que serão instaladas até o fim do ano em São Paulo. “O transporte público carrega 30, 40, 50 vezes mais gente que o carro. Tem que ser prioridade na nossa cidade. Vai ter muita gente reclamando porque o carro vai ficar em segundo lugar e o transporte em primeiro. Aí é o momento de o povo se manifestar em favor da democracia no trânsito”, disse. (Prefeito Fernando Haddad - Foto: Divulgação)
Haddad pediu apoio da população para que as melhorias em mobilidade urbana sejam realizadas com sucesso na capital. “As pessoas vão chegar mais cedo em casa (com as faixas exclusivas). Nessa hora de embate entre o carro e o ônibus eu espero que vocês estejam na rua para defender o transporte, porque a decisão vai ser tomada em favor do transporte público”. Nesta segunda-feira, será inaugurado o primeiro trecho da faixa exclusiva na Marginal Pinheiros.
O prefeito disse que entende as manifestações das últimas semanas e que o povo quer “respostas rápidas” sobre o que está sendo feito na gestão. “Antigamente o cara tomava posse e ficava dois anos preparando o governo. Agora em seis meses a população quer saber o que vai ser feito. Nós temos que compreender que o povo está pedindo mais agilidade e nós temos que dar essa resposta”. Haddad informou que mais de 300 obras estão previstas para serem iniciadas em agosto na capital.

Educação e Saúde
O prefeito chegou a São Miguel Paulista por volta das 10 horas e conheceu as instalações de duas instituições de ensino: EMEF Amirante Pedro de Fortim e EMEI Professora Helena de Paula Marin. Segundo ele, a meta inicial de colocar 100 mil crianças em São Paulo para estudar em tempo integral será ultrapassada. “Este ano vamos atingir 76 mil e ampliaremos a meta já no ano que vem. O primeiro turno na escola, e o segundo com atividades complementares de esporte, lazer e tudo que a criança tem direito”, afirmou Haddad, citando o programa Mais Educação, que visa ampliar o tempo de permanência do aluno na escola.
Com relação à construção de creches, de acordo com o subprefeito de São Miguel Paulista, Aldo Antunes de Farias Sodré, 13 terrenos já foram identificados na região para a construção das unidades. “Temos uma fila para creches grande na cidade, são 100 mil crianças. Em seis meses o subprefeito localizou 13 terrenos. Ele foi recordista”, elogiou Haddad.

Uma das principais demanda da população de São Miguel, a melhoria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos integrar as UBSs e fazer um equipamento novo para atender a população”, disse Haddad. O prefeito citou ainda a Rede Hora Certa, que tem ajudado a diminuir as filas das consultas médicas na capital.

Medidas
A prefeitura de São Paulo anunciou na quarta-feira, dia 26, uma série de medidas para o transporte público municipal. Por determinação do prefeito Fernando Haddad, a licitação para renovar a concessão do serviço de transporte público na cidade foi cancelada. “Eu estou cancelando a licitação por uma razão muito simples: não podemos assinar contratos de 15 anos sem participação popular”, disse.
Fernando Haddad anunciou a criação do Conselho Municipal de Transporte, que irá reunir representantes de toda a sociedade para discutir o novo modelo de transporte paulistano. “Vou instalar o conselho com a participação dos usuários, dos movimentos sociais, de empresários e governo, com a presença do Ministério Público, para abrir as planilhas para que as pessoas tenham consciência dos custos que estão sendo levantados”, explicou o prefeito.
Além disso, a prefeitura criará, até o fim de 2013, 220 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em toda a cidade. Com isso, a meta original – de 150 até o fim de 2016 – será batida ainda neste ano. “Eu determinei à Secretaria Municipal de Transporte que até o final deste ano instale 220 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, inclusive nas principais vias da cidade”, afirmou Haddad. A Prefeitura também irá anunciar nesta semana contratos para a construção de 66 quilômetros de corredores de ônibus.
"Na Marginal Tietê (a faixa exclusiva) já está em operação. Na Radial Leste já está em operação, a semana que vem a Marginal Pinheiros estará funcionando e, até o fim do ano, outras avenidas da cidade, inclusive a 23 de Maio no sentido Praça da Bandeira-Grajaú", informou o prefeito.
Fernando Haddad falou ainda sobre a situação atual do sistema de transporte público. “Por que nosso sistema ficou tão ruim e caro? Porque os ônibus estão perdendo velocidade com os congestionamentos. A única solução para esse problema é aumentar a velocidade dos ônibus, melhorando a qualidade e diminuindo os custos do sistema”, defendeu o prefeito. “Com a falta de investimento em faixas exclusivas, os ônibus ficam empanturrados. Quando tem faixa exclusiva, transporta mais gente de forma mais confortável”, afirmou.

Semáforos
Outras duas medidas para melhorar o trânsito na cidade foram anunciadas nesta quarta: a reforma completa dos semáforos de 4.800 cruzamentos começam na próxima semana, assim como a assinatura dos contratos para as obras de microdrenagem em 79 pontos críticos de alagamento da capital.
No caso dos semáforos, a licitação, no valor de cerca de R$ 246 milhões, inclui a recuperação da parte elétrica, a instalação de no-breaks e controladores dos sinais e o aterramento de cabos.
Já as obras de microdrenagem, orçadas em cerca de R$ 150 milhões, começam na primeira quinzena de julho e têm prazo de seis meses para serem concluídas.

Licitação
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, determinou nesta quarta-feira (26) o cancelamento da licitação das concessões do serviço de transporte público na cidade, para permitir maior participação da sociedade. O edital dessa licitação estava em fase de consulta pública desde 13 de junho. O valor total da licitação era de cerca de R$ 46 bilhões, sendo R$ 35,2 bilhões para empresas de ônibus pelo período de 15 anos e R$ 11 bilhões para as cooperativas permissionárias por sete anos.

Participação Social

A Prefeitura também irá criar o Conselho Municipal de Transporte. O novo colegiado terá participação de usuários, empresários, governo, Ministério Público e movimentos sociais e irá discutir o modelo de transporte público na cidade. Também será o fórum para discussão e explicação sobre as planilhas de custos de manutenção do sistema e de composição da tarifa de ônibus.

Alagamentos

Também serão assinados na próxima semana os contratos para as obras de microdrenagem em 79 pontos críticos de alagamento da cidade. As obras, orçadas em cerca de R$ 150 milhões, começam na primeira quinzena de julho e têm prazo de seis meses.
 


Com informações do Portal da Prefeitura de São Paulo



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