MG: Metroviários encerram greve, mas continuam mobilizados pelo retorno das negociações salariais

A categoria vai realizar nova assembleia nesta terça-feira (5)

Por: Redação CNTTL com Metroviários MG
Publicação: 04/06/2018
Imagem de MG: Metroviários encerram greve, mas continuam mobilizados pelo retorno das negociações salariais

Foto: Sindicato

Os metroviários de Belo Horizonte, Minas Gerais, trabalhadores na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), reprovaram em assembleia realizada na sexta-feira (1º) a proposta de mediação apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro/MG), a categoria entendeu que a proposta retira direitos inscritos nos Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria ao longo de mais de uma década.

Mas como na própria proposta do TST estava assegurado que a rejeição da proposta de mediação, levaria à retomada do julgamento do TST 2017-2018, os metroviários também decidiram encerrar a paralisação, iniciada no dia 29 de maio, e retornaram ao trabalho no sábado (2).

Uma nova audiência no TST deve acontecer no dia 11 de junho. Os metroviários reivindicam o retorno das negociações salariais.

Proposta TST

No último dia 8 de maio, os sindicatos da base da CBTU foram chamados em Brasília, em função de uma solicitação  da empresa  para uma audiência de mediação processual.

A proposta apresentada pela empresa na referida audiência foi a seguinte: Reajuste de 80% do índice IPCA para o ACT 2017/2018, sem valores retroativos;  reajuste de 50% do índice IPCA pare o ACT 2018/2019 e a supressão de 13 clausulas do ACT em vigência.

A proposta foi amplamente rejeitada pela categoria. Como não houve acordo, o julgamento estava previsto para o dia 14 de maio, mas o julgamento do Dissídio da pauta foi retirado da pauta, pois no entendimento do TST,  não há a possibilidade de se chegar a um acordo.

Nova assembleia

 A categoria vai realizar nova assembleia nesta terça-feira (5) para deliberar os desdobramentos da decisão tomada junto ao TST e à CBTU. A assembleia será em dois horários: 17h30 (primeira chamada) e 18h (segunda chamada), na Estação Central.
 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: