Uberlândia (MG): Patrões avançam em proposta e trabalhadores do transporte coletivo urbano encerram greve

Categoria garantiu 3% de reajuste no salário retroativo a janeiro; 6% de reajuste no vale-alimentação , abono do dia greve, entre outras conquistas

Por: Redação CNTTL
Publicação: 18/04/2018
Imagem de Uberlândia (MG):  Patrões avançam em proposta e trabalhadores do transporte coletivo urbano encerram greve

Greve realizada na manhã desta quarta-feira (18)

Após paralisação dos trabalhadores do transporte coletivo urbano de Uberlândia (MG), realizada na manhã desta quarta-feira (18), as empresas de transportes da região apresentaram uma nova proposta, em mediação no Ministério Público do Trabalho, que foi aprovada pela categoria. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberlândia (Sinttrurb).

Segundo o Sindicato, a proposta aprovada consiste em  3% de reajuste no salário retroativo a janeiro; 6% de reajuste no vale-alimentação retroativo a janeiro,  abono do dia greve, entre outras conquistas.  Diante disso a paralisação foi encerrada.

Negociação

As negociações de aumento salarial se arrastaram desde o final de 2017. Na última quinta-feira (12), houve uma assembleia com os trabalhadores onde foi rejeitada a proposta apresentada pelos patrões. Diante disso, o Sindicato deliberou para decretar o estado de greve.

Em comunicado para a população a entidade explicou os motivos da greve: “Queremos deixar bem claro que nós, trabalhadores do transporte coletivo urbano de Uberlândia, fizemos todo o possível para evitar chegar nessa situação, mas diante da demissão em massa dos cobradores e do reajuste da tarifa de ônibus em 5,27%, consideramos que a proposta das empresas de reajustar os nossos salários em apenas 2,5% não atende a reivindicação da categoria. Ainda mais quando muitos motoristas estão tendo de acumular duas funções (dirigir e cobrar passagem), piorando ainda mais o atendimento à população, aumentando o risco de acidentes e os casos de doenças causadas pelo estresse”.

Dupla-função

O Sindicato agora continua na luta pelo fim da dupla-função, bandeira permanente apoiada pela CNTTL. “É fundamental ter uma segunda pessoa no ônibus para auxiliar os passageiros durante a viagem do coletivo. O motorista tem que prestar atenção no trânsito, não pode ficar dando troco e cuidando dos problemas que ocorrem no interior dos ônibus. Por isso, entendemos que é necessário o segundo trabalhador, que pode ser o cobrador ou o agente de bordo. Hoje é proibido fazer outra função em movimento, portanto, dirigir e cobrar ao mesmo tempo é inviável e inseguro ao passageiro”, salienta, Paulinho, presidente da Confederação. 

 


 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: