CNTTL e FESTTT apoiam Condutores do Vale do Paraíba e repudiam racismo e criminalização dos movimentos sociais

As entidades repudiam as  acusações mentirosas de racismo contra dirigentes feita por vereadora tucana que é contra o Dia da Consciência Negra

Por: Redação CNTTL
Publicação: 23/11/2017
Imagem de CNTTL e FESTTT apoiam Condutores do Vale do Paraíba e repudiam racismo e criminalização dos movimentos sociais

arte:google

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL) e a Federação Estadual dos Trabalhadores em Transportes e Trânsito no Estado de São Paulo da CUT (FESTTT) se solidarizam com o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, localizada no Estado de São Paulo, 

As entidades repudiam as  acusações mentirosas de racismo contra dirigentes sindicais de Jacareí, no caso da sessão de Câmara  Municipal, no dia 16 de novembro, que rejeitou a proposta do feriado da Consciência Negra na cidade, são mais uma tentativa da direita de criminalizar os movimentos sociais.

O combate ao racismo é uma das bandeiras dos movimentos sindical e social de esquerda. Em nossa atuação diária, lutamos por igualdade de direitos e pelo fim do preconceito e da discriminação.

Nesta batalha, defendemos, por exemplo, a adoção do feriado da Consciência Negra em todo país, como um dia para lutar, denunciar e combater a discriminação racial que marca fortemente nossa sociedade.

Na tentativa de desmoralizar esta luta, a direita, liderada pelo PSDB e pela presidente da Câmara de Jacareí, a vereadora tucana Lucimar Ponciano, distorce vergonhosamente os fatos e lança acusações mentirosas contra dirigentes sindicais, que apenas repudiaram a rejeição ao projeto de lei. 

Não é à toa que todos os vereadores da direita votaram contra a proposta do feriado, inclusive com discursos que colocam os interesses econômicos do comércio da cidade acima do combate ao racismo. 

Lamentavelmente, a própria presidente da casa, que é negra, se posicionou contra a votação do projeto de lei.

Reiteramos que não houve ato de racismo após a sessão. Diante das acusações, os sindicatos vão tomar as medidas legais cabíveis.

As gravações mostram apenas munícipes usando a expressão “vai para o poste”, em referência a cartazes que são colados em postes, revelando a identidade dos vereadores que votaram contra o projeto. É lamentável que a vereadora esteja unida aos setores mais conservadores da sociedade, que sempre se mostram racistas e machistas, ao invés de unir-se àqueles que combatem as opressões.

Importante destacar que a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. No entanto, o Dia da Consciência Negra  não celebra simplesmente a consciência afro-brasileira, que comemora 46 anos neste ano, mas relembra o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da República dos Palmares – também conhecida como Quilombo dos Palmares – no dia 20 de novembro de 1695.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra  e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira. Hoje no Brasil, 1.047 cidades celebram o Dia da Consciência Negra.

A CNTTL que representa oito modais de transportes e cerca de seis milhões de trabalhadores nos setores aéreo, rodoviário, viário, metroviário, ferroviário, moto-taxista e de cargas no Brasil se soma à luta do Sindicato dos Condutores de Jacareí para que o Dia Nacional da Consciência Negra seja declarado feriado em todas as cidades da região do Vale do Paraíba e também nos demais municípios brasileiros que ainda não foram implantados. 


Não ao racismo!

Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba 
Federação Estadual dos Trabalhadores em Transportes e Trânsito no Estado de São Paulo da CUT (FESTTT) 
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL)

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: