Guarulhos: Em seminário, mulheres na aviação reforçam que a Greve Geral é o caminho para barrar ataques aos direitos do governo golpista

A iniciativa é da FENTAC e dos sindicatos filiados dos aeroviários e aeroportuários

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 06/04/2017
Imagem de Guarulhos:  Em seminário, mulheres na aviação reforçam que a Greve Geral é o caminho para barrar ataques aos direitos do governo golpista

Fotos: Dino Santos/Mídia Consulte

Intensificar a luta pela manutenção dos direitos trabalhistas e em defesa da previdência pública, que hoje correm risco no Brasil com o governo ilegítimo de Temer, marcou os discursos na abertura do 1º Seminário de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres da Aviação da FENTAC/CUT que começou na quarta-feira (5). 

A atividade aconteceu no auditório do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), localizado na grande São Paulo, e terminou na quinta-feira (6).

O presidente da FENTAC, Sergio Dias, disse que o Seminário é uma iniciativa para empoderar as mulheres, que é importante nesse momento de ataques aos direitos. Ele elogiou a companheira, Débora Cavalcanti, diretora da Federação e do Sindigru, pela organização do evento, que reúne mulheres aeronautas, aeroportuários e aeroviária de várias regiões do país.

Mara Meiry, aeroportuária de Uberlândia (MG) e Secretária da Mulher da CNTTL/CUT, falou que teve a iniciativa de propor esse Seminário, após ter feito um curso na ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes), constatando que a falta de mulheres nas mesas de negociação e que sua formação é fragilizada.

“Não podemos deixar nossas demandas só nas mãos dos homens. Temos que nos empoderar, estar presentes nas negociações com capacitação e qualificação.”

Mara contou que esse Seminário também será realizado para as mulheres dos modais de transporte da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logistíca (CNTTL/CUT).



 

Selma e Graziela
O presidente do Sindigru, Rodrigo Maciel, fez um agradecimento  especial às companheiras, Selma Balbino, aeroviária e diretora da FENTAC e do Sindicato Nacional dos Aeroviários, e Graziella Baggio, comissária de voo aposentada na antiga Vasp e ex-presidenta do Sindicato dos Aeronautas (SNA), hoje ela é porta-voz na Federação no Fundo Aerus. 

“Essas duas companheiras têm experiência no movimento sindical da aviação, contribuíram muito na luta para melhorar e ampliar nossos direitos. Elas são exemplos para todos nós na aviação”, disse.

No final de sua fala, Maciel presenteou as participantes no Seminário, com o seu livro “Quem serão os Aeroviários”, obra que teve apoio da FENTAC.

Rumo à Greve Geral 

Os dirigentes também convocaram as mulheres na aviação para participarem da Greve Geral, convocada pela CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais, no próximo dia 28 de abril.
A paralisação  faz parte de uma ação estratégica para mandar um novo recado ao governo ilegítimo de Temer que a classe trabalhadora não aceitará as propostas de reformas da Previdência, que acaba com a aposentadoria pública, a Trabalhista, que rasga a CLT e a Terceirização geral e irrestrita que precarizará ainda mais as relações de trabalho.

“No dia 10 de abril realizaremos uma reunião grande Plenária do setor de transportes, em São Paulo, das principais centrais sindicais para organizar a greve geral noo dia 28. É importantíssimo que os aeroviários, os aeroportuários e aeronautas se somem a essa luta conosco”, disse o Secretário de Saúde da CUT/SP e diretor da CNTTL/CUT, Wagner Menezes, o Marrom.

A Secretária da Mulher da CUT Nacional, Junéia Martins, elogiou a iniciativa da FENTAC em promover o Seminário e disse que o setor aéreo é estratégico e terá peso fundamental na paralisação nacional.  

“Primeiramente, Fora, Temer! É um momento decisivo pra todos nós, que exige luta e resistência. Parar um dia, pode significar ter qualidade de vida para os próximos 50 anos”, frisa.

Eduardo Lírio Guterra, diretor da Executiva da CUT e vice-presidente da CNTTL, falou que o Seminário da Mulher é importante para o empoderamento não só nas negociações nas campanhas salariais, mas também nas lutas do dia a dia.

“A política de Temer é acabar com todas as conquistas da classe trabalhadora, o fato de igualar a idade da aposentadoria entre homens e mulheres é um exemplo, que será totalmente prejudicial para as mulheres, por isso, a luta é permanente”.


Dina e João Cayres (secretário Geral da CUT/SP) - foto: Dino Santos

Encontro Latam no Brasil
A coordenadora da Rede Latam/ITF, a aeronauta argentina, Dina Feller, também prestigiou o Seminário das Mulheres.  Ela socializou que o Sindigru sediará o primeiro encontro da Rede Sindical da Latam no Brasil e que a ITF tem investido na formação e qualificação das mulheres.

“Iniciamos em 2016 um projeto de empoderamento, que tem como referência a experiência de 20 anos da Unifor, central sindical canadense, que é pioneira. Já fizemos um curso no Nepal (Ásia) que reuniu duas companheiras peruanas. Queremos ampliar esse projeto em nível global, debater o combate à violência contra a mulher no trabalho e lutar por cláusulas nas Convenções Coletivas de Trabalho”, frisa.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: