Guarulhos: Mulheres na Aviação realizam Seminário de Formação em Negociação Coletiva

A iniciativa é da FENTAC e dos sindicatos filiados dos aeroviários e aeroportuários

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 30/03/2017
Imagem de Guarulhos: Mulheres na Aviação realizam Seminário de Formação em Negociação Coletiva

Arte: Mídia Consulte

Começa nesta quarta-feira (5)  o 1º Seminário de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres da Aviação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC). A atividade acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, no auditório do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), em Guarulhos, na grande São Paulo.

O evento, que termina na quinta,  reunirá sindicalistas aeroviárias de Guarulhos Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, Bahia e de várias bases do Sindicato Nacional de Aeroviários, aeroportuárias e aeronautas.

O objetivo do Seminário é capacitar e empoderar a interlocução das mulheres da aviação nas mesas de negociação da Campanha Salarial, bem como na sua atuação no dia a dia no movimento sindical.

O presidente da FENTAC, Sergio Dias, disse que esse evento foi amplamente  debatido e contou com o apoio de todos os sindicatos filiados, que acreditam na importância, no empoderamento e na capacidade das mulheres.

Segundo a Secretária da Mulher da CNTTL, Mara Meiry, que é aeroportuária em Uberlândia, a falta de mulheres nas mesas de negociação das campanhas salariais no setor de transporte motivou a realização desse Seminário. “Estamos cansadas de ver os homens discutindo cláusulas femininas, eles não têm conhecimento de causa das nossas pautas”, explica.
 
Para a Secretária Geral do Sindigru e diretora da FENTAC, Débora Cavalcanti, a proposta da Federação é que as mulheres saiam do Seminário com mais segurança para participar de uma mesa de negociação, assembleia, reunião e nas atividades sindicais. “Queremos empoderar as mulheres para que possam presidir uma reunião ou atividade e não apenas participar nos bastidores", conta.

Resistência 
A diretora do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e da FENTAC, Selma Balbino, disse é importante que as mulheres jovens que hoje são muitas na aviação devem se integrar nas lutas para novas conquistas. “Caso contrário não teremos avanços, acontecerá uma estagnação, tendo em vista essa conjuntura difícil na qual temos que garantir direitos e avançar em busca de novos horizontes”, alerta a sindicalista. 

Para a aeronauta e porta-voz do Aerus na FENTAC, Graziella Baggio, o evento é uma excelente iniciativa, principalmente, no momento político que o Brasil está vivendo.

“O atual governo desmonta todas as conquistas das últimas décadas , um exemplo é a proposta de reforma da previdência, na qual iguala a aposentadoria dos homens e mulheres. Sem sequer considera as demais jornadas que a mulher têm. Isso é inaceitável. As mulheres da aviação que hoje são maioria precisam se conscientizar  e lutar para fazer valer seus direitos”, alerta.

Unidade
O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Recife, Erivaldo Pereira Dutra,  atual diretor de Saúde na FENTAC, destaca que o 1º Seminário será o primeiro de vários e vai contribuir para empoderar a mulher na aviação, principalmente, nesse momento em que a unidade da classe trabalhadora é relevante para enfrentar os ataques aos direitos.

Ja o diretor de Comunicação da Federação e presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Rodrigo Maciel, reforça que a luta das mulheres na aviação não começou e nem começará hoje, mas para que o empoderamento ocorra na atual conjuntara a organização de todos (as) será fundamental. “Desta forma teremos avanços necessários para as mulheres aeronautas aeroviárias e aeroportuárias”, finaliza.


Serviço
1º Seminário da FENTAC/CUT de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres da Aviação
Data:  5 e 6 de abril de 2017 
Horário: 9h às 17h     
Local: Auditório do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) Endereço: Rua Santo Antônio, 339, Guarulhos/SP

Veja aqui a programação do Seminário

Veja aqui a Cartilha para Formação em Negociação Coletiva para as Mulheres da CUT.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: