ONU: “Qualquer trabalho é trabalho para mulheres”

Organização defende igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres e fim da segregação profissional

Por: Redação CNTTL ONU Mulheres
Publicação: 06/03/2017
Imagem de ONU: “Qualquer trabalho é trabalho para mulheres”

divulgação

O mercado de trabalho está mudando em grande velocidade devido à inovação e ao aumento da mobilidade e da informalidade. Mas a mudança tem que ser mais rápida no que diz respeito a capacitar as mulheres que, por meio do seu trabalho, têm gerado muitos dos ganhos globais das últimas décadas.

"Em sua maioria, as mulheres continuam em trabalhos menos lucrativos e que não permitem desfrutar dos benefícios. Elas ganham menos que os homens e, ainda, sustentam o enorme peso – fundamental em termos econômicos – que representam o trabalho de cuidado não remunerado e trabalho doméstico", avalia a ONU Mulheres.

Para a Organização, alcançar o empoderamento econômico das mulheres requer uma mudança para dividir a prosperidade de forma equitativa, sem deixar ninguém para trás. A comunidade internacional assumiu esse compromisso na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Todas as mulheres deveriam poder desfrutar o seu direito a um emprego decente.

Como defensora mundial a favor da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres, a pergunta que se faz à ONU Mulheres é: como conseguir?

QUALQUER TRABALHO É UM TRABALHO DE MULHER

O mundo do trabalho vive uma rápida mudança. Essa mudança deve contemplar o fim da segregação profissional.

A tecnologia e a ecologização das economias trazem novas oportunidades de trabalho para a smulheres. Mas é necessário corrigir as disparidades, dado que as mulheres estão sobrerrepresentadas nos empregos com baixa remuneração e subrrepresentadas nos postos de direção, assim como nos campos da ciência e da tecnologia. A metade da população economicamente ativa no mundo trabalha no setor de serviços, predominado por mulheres. Essa proporção alcança 77% da Ásia Oriental.

"As barreiras de gênero no trabalho estão enraizadas nas leis, normas sociais e políticas discriminatórias. Por exemplo, é possível que algumas políticas comerciais sirvam para explorar a mão-de-obra feminina barata. As políticas fiscais, muitas vezes, impõem limite de gasto a serviços que poderiam ajudar as mulheres a obter maior equilíbrio entre trabalho e família", destaca.

O que podemos fazer? 

A ONU Mulheres recomenda a adoção de medidas políticas em caráter de urgência, para eliminar as barreiras que discriminam as trabalhadoras. "Propor educação e capacitação para as mulheres para que tenham novas oportunidades no mundo do trabalho em mudança", finaliza.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: