Beber mais água é uma ótima meta para ser cumprida no ano-novo

Além de hidratar, ela ajuda a emagrecer, regula a pressão arterial, entre outros benefícios

Por: Com Blog da Saúde
Publicação: 03/01/2017
Imagem de Beber mais água é uma ótima meta para ser cumprida no ano-novo

divulgação

A maioria das pessoas sabe que manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde. O problema é que mesmo sabendo da importância da hidratação, muitos esquecem de beber água  durante o dia. Mas uma boa dica é levar uma garrafinha de água sempre que sair de casa ou for trabalhar assim você mantém o corpo hidratado.

Confira a seguir, os motivos pelos quais a água é fundamental na nossa saúde e coloque essa meta para ser cumprida em 2017.

Seu corpo é composto de água

Sem água não sobrevivemos muitos dias.  O total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta. Logo, não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água e a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo. 

A necessidade de água pode variar 

Como qualquer alimento, a quantidade de água que você deve beber é variável, dependendo de uma série de fatores como idade, peso, atividade física que realiza e até mesmo clima e temperatura do ambiente onde vive.

Pessoas que fazem atividade física com frequência, devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia.  Isso porque já se perde água durante os exercícios e, por isso,  é necessário repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo .

Já os atletas de altíssimo rendimento devem ingerir de 8 a 10 litros de água por dia.Já pessoas sedentárias, segundo recomendação da OMS, devem ingerir, em média de 2 e meio a 3 litros de água por dia. 

É água mesmo 

A quantidade de água recomendada para cada pessoa não deve ser diluída em outras bebidas. A quantidade recomendada de água não pode ser substituída por outro líquido, como sucos e bebidas açucaradas. Porém, pode  vir “temperada” com algumas rodelas de limão ou folhas de hortelã.

Nem por isso, as outras bebidas que levam a água na composição não devem ainda fazer parte da ingestão diária de líquidos. Um chá de capim-santo ou mesmo o café, podem continuar a mesa, sempre usando o mínimo de açúcar possível. 

Outros alimentos ajudam a hidratar

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o leite e a maior parte das frutas contém 80% a 90% de água na composição e mesmo as verduras e legumes cozidos ou em forma de salada costumam ser compostos de mais de 90% em água. Já os alimentos após o cozimento, como macarrão, batata ou a mandioca, possuem cerca de 70% de água. Um prato de feijão e arroz é constituído por dois terços de água.

Diferente dos alimentos in natura ou minimamente processados (esses o Ministério da Saúde  recomenda que sempre estejam a mesa), os alimentos ultraprecessados são escassos de água, exatamente para que durem nas prateleiras. Salgadinhos de pacote e biscoitos possuem menos de 5% de água. 

Mantém a pressão arterial equilibrada

A pressão arterial é responsável por dar força ao sangue, para que ele percorra o caminho que precisa dentro do nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes para os órgãos.

 

Previne contra outras doenças

Se manter hidratado pode ser fundamental para evitar outras doenças, além das relacionadas ao sistema circulatório. Sem água, os índices de uréia e ácido úrico no sangue podem ficar alterados  sendo responsáveis por problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações.  

Ajuda a emagrecer

Se você deseja emagrecer e já está adotando hábitos alimentares mais saudáveis e praticando atividade física regular, a água vai te ajudar a emagrecer, pois ela auxilia na desinflamação da gordura.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: