Em assembleias, aeroviários e aeronautas aprovam "estado de greve" nos aeroportos da base da FENTAC/CUT

Aeroviários também iniciarão operação especial “Trabalhe, Sem Exploração". Próxima rodada de negociação com as empresas aéreas será realizada na quinta (24), em São Paulo

Por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza, daRedação CNTTL
Publicação: 22/11/2016
Imagem de Em assembleias, aeroviários e aeronautas aprovam

Aeroviários de GRU, POA, Recife e Nacional - foto: Valdir Lopez/Mídia Consulte

Os aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Recife e em todos os aeroportos da base do Sindicato Nacional aprovaram em assembleias realizadas em turnos na sexta-feira (18) o indicativo de “estado de greve” e a realização da “Operação, Trabalhe, Sem Exploração" (saiba mais abaixo) a partir desta semana nos aeroportos.

O “estado de greve” também foi aprovado pelos aeronautas em assembleias realizadas na segunda-feira (21), em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Campinas. 

Os trabalhadores, que estão em Campanha Salarial, reprovaram a contraproposta de reajuste no salário de apenas 4% feita pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), em negociação com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e os sindicatos filiados. 

Na última rodada da Campanha, as empresas ofereceram no vale- alimentação, seguro de vida e na multa por descumprimento de cláusulas somente 5% e  ainda se recusaram a negociar qualquer melhoria ou inclusão de direito para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O “estado de greve” foi deflagrado em razão que os aeroviários e aeronautas não concordam com a postura intransigente das empresas e com a contraproposta patronal que está “muito abaixo” da inflação projetada do período da data-base, que é em 1º de dezembro.

Os trabalhadores reivindicam a reposição integral da inflação da data-base dos últimos 12 meses,  que é calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC),  e mais 5% de aumento real nos salários em todos os benefícios econômicos. 

Direitos sociais

Os aeroviários e aeronautas também definiram nas assembleias que não vão aceitar retrocessos nos direitos sociais, conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho e que são considerados históricos e consagrados,  e ainda vão continuar a pressão para que as empresas abram o diálogo para negociação de melhorias nos direitos na CCT e a inclusão de novas cláusulas sociais.

Algumas cláusulas reivindicadas pelos aeroviários são o auxílio maquiagem, em razão que as empresas exigem um padrão e em média a trabalhadora gasta 10% de seu salário; garantia adequada de trabalho para aeroviária gestante; o direito ao auxílio creche para o pai aeroviário, hoje na CCT só a aeroviária tem esse benefício e o custeio no tratamento por parte da empresa em casos de acidente ou doença oriunda no trabalho.

Já os aeronautas reivindicam disponibilização de escalas com 5 dias de antecedência; eliminação da restrição de 5 assentos para o Passe Livre; reembolso para qualquer exame necessário quando da revalidação de Certificado Médico Aeronáutico (CMA);  fornecimento pelas empresas de condução, quando na base, para apresentações ou encerramentos entre 23h e 6h; período oposto de 10 dias e descanso da tripulação comercial em voos com tripulação composta ou revezamento.

“Operação Trabalhe, Sem Exploração”

Os dirigentes dos Sindicatos dos aeroviários filiados à FENTAC estão mobilizando a categoria para a realização da “Operação Trabalhe, Sem Exploração” nos seus turnos. 

A ação consiste em o trabalhador realizar as tarefas do dia, da sua competência, dentro da respectiva jornada, sem exceder o horário, e não executar tarefas que caracterizem acúmulo de função.  

Próximas rodadas de negociação e assembleia geral no dia 1/12

Estão agendadas negociações com as empresas aéreas nesta quinta-feira (24) e no dia 30 de novembro. 

A FENTAC e os sindicatos filiados esperam que as empresas mudem a posição intransigente e negociem as pautas dos trabalhadores. 

Caso  não haja avanço nas negociações, os aeroviários poderão aprovar indicativo de greve geral na Assembleia Geral agendada no dia 1º de dezembro.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: