Campanha Salarial da Aviação: Clima de descontentamento marca 1ª rodada da FENTAC/CUT

Presidente da Federação, Sergio Dias, criticou posição do SNEA que não apresentou proposta de reajuste e ainda rejeitou negociar cláusulas novas

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 27/10/2016
Imagem de Campanha Salarial da Aviação: Clima de descontentamento marca 1ª rodada da FENTAC/CUT

foto: Mídia Consulte Original: http://fentac.org.br/noticia/2420/campanha-salarial-fentac-critica-empresas-aereas-que-se-recusam-negociar-novos-direitos#.WBKrsVUrKUk Siga-nos no Facebook: facebook.com/

A primeira rodada de negociação da Campanha Salarial dos Aeroviários e Aeronautas da base da FENTAC/CUT realizada nesta quinta-feira (27), no Hotel Transamérica, em São Paulo, com as empresas aéreas foi considerada “frustrante” na avaliação dos dirigentes dos sindicatos filiados.

O clima acirrou quando o novo presidente do Sindicato das Empresas Aéreas (SNEA), Ronaldo Bento Trad, disse que as reivindicações sobre as cláusulas novas propostas pelos sindicatos “foram rejeitadas” pelas companhias. Outro descontentamento foi sobre o reajuste salarial, o SNEA disse para os sindicalistas não terem nenhuma “expectativa”. 

Mau começo
O presidente da FENTAC, Sergio Dias, não gostou da resposta negativa do SNEA e pediu para que a mesa patronal faça uma nova reflexão sobre as cláusulas novas e também se posicione  sobre os reajustes nas cláusulas econômicas na próxima rodada. 

“Entregamos as nossas pautas em 15 setembro. Pleiteamos o INPC, da nossa base de 1º dezembro, e mais 5% de aumento real. Semana que vem entramos em novembro e é frustrante ouvir das empresas que não têm nenhuma posição sobre a pauta econômica”, relata. 

A diretora da FENTAC e do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, falou que as empresas estão indo por um caminho equivocado. “Estamos começando mal. O ambiente no Brasil não é bom para ambas as partes. As reivindicações de novos direitos estão relacionadas com a qualidade de vida dos trabalhadores, assunto muito sensível na aviação. Espero que seja uma mera impressão, caso contrário, terá reação”, frisa.

Selma falou que é fundamental para equilibrar o debate adotar o exercício da criatividade. “Temos que fazer isso e colocar na ordem do dia”.


Cláusulas em vigor nas CCTS

Com relação aos direitos em vigor nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) dos Aeroviários e Aeronautas, o SNEA propôs uma “metodologia” de negociação, ou seja, selecionou um rol de cláusulas de ambas Convenções nas quais os trabalhadores têm interesse em negociar; que empresa e sindicatos querem modificar e os direitos que somente as empresas querem mexer.

Sergio Dias demonstrou “surpresa” com essa nova metodologia e disse que vai esperar a  próxima negociação para avaliar o andamento. O SNEA assegurou aos sindicatos que as cláusulas em vigor que não foram citadas nesse rol estão automaticamente validadas. 


Calendário de rodadas
A próxima rodada prevista para quinta-feira (3) foi desmarcada pelo SNEA. Ficou mantida a data d
o dia 9 de novembro, às 11h, em São Paulo. Também estão agendadas rodadas para os dias:  17, 24 e 30 de novembro. O horário será, às 11h, na sede da entidade patronal. 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: