Campanha Aviação: FENTAC/CUT e Empresas Aéreas iniciam negociação no dia 20

Aeroviários e Aeronautas reivindicam INPC da data-base e mais 5% de aumento real, manutenção dos direitos nas CCTs e melhorias nas cláusulas sociais

Por: Viviane Barbosa da Redação CNTTL
Publicação: 14/10/2016
Imagem de Campanha Aviação: FENTAC/CUT e Empresas Aéreas iniciam negociação no dia 20

Arte da Campanha - foto: Mídia Consulte

Agora vai começar a Campanha Salarial 2016 dos Aeroviários e Aeronautas da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, filiada à CUT, (FENTAC). 

Após um mês da entrega das pautas de reivindicações das categorias, o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) agendou para o próximo dia (20), às 13h30, na sede da entidade patronal, a 1ª rodada de negociação. 

Na ocasião, os dirigentes da Federação e dos sindicatos filiados dos Aeronautas e dos Aeroviários de Campinas, Guarulhos, Porto Alegre, Recife e do Nacional de Aeroviários vão conhecer o novo presidente do SNEA, Ronaldo Bento Trad, executivo com  27 anos de carreira direcionada à Gestão de Pessoas, Relações Sindicais, atuou no setor de energia, no Grupo CPFL e no Conselho Deliberativo da Fundação CESP.

"Desejamos sorte ao novo negociador do SNEA e esperamos manter uma boa relação. O diálogo é o melhor caminho para dirimir conflitos e avançar em soluções que possam atender aos anseios de ambas as partes", destaca Sergio Dias,presidente da FENTAC.

Reivindicações 
Os aeroviários e aeronautas  reivindicam a reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, e mais 5% de ganho real (produtividade), a garantia do nível de emprego nas bases da FENTAC, bem como a manutenção dos direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho e a ampliação e melhorias nos direitos econômicos e sociais.

Estão em Campanha Salarial cerca de 70 mil profissionais da aviação comercial e a data-base é 1º de dezembro.

A FENTAC e os sindicatos filiados já deixaram claro às empresas aéreas que a Campanha Salarial deste ano tem que encerrar no mês da data-base, em dezembro.

Comissões Paritárias 
A FENTAC cobrará do SNEA o posicionamento sobre as reivindicações das categorias profissionais referentes às Comissões Paritárias, propostas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na Campanha Salarial de 2015, que busca incluir melhorias em direitos sociais propostos pelos trabalhadores nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).

Mote da Campanha é "Profissional Fadigado, Seu Voo Ameaçado"

A preocupação com a segurança de voo é o mote da Campanha Salarial 2016/2017 da FENTAC/CUT, que traz o slogan “Profissional Fadigado, Seu Voo Ameaçado”  que tem o objetivo de mostrar que as empresas aéreas têm adotado políticas severas de redução de custos, que querem acabar com a profissão de mecânico de aeronave e em alguns casos estão substituindo esses profissionais altamente qualificados por trabalhadores não habilitados para essa função. Esse fato somado  às escalas exaustivas e cansativas dos tripulantes com o aumento da terceirização de atividades essenciais, como agente de rampa e bagagem, geram um enorme perigo para segurança de voo dos passageiros que voam nas aeronaves.

 “A precarização e a terceirização comprometem todo o sistema operacional e isso afeta a segurança de voo. Nem nós e muito menos as empresas querem que isso aconteça. Por isso é fundamental que as companhias aéreas remunerem bem esses profissionais e invistam em treinamento, que são imprescindíveis para garantir um voo seguro”, explica Sergio Dias, que também preside o Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) Américas.

Já foram realizados atos de lançamentos no GRU Airport, em Guarulhos, no dia 21 de setembro, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre,no dia 3 de outubro e no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Pernambuco, no dia 13 de outubro.

Clique aqui e acesse mais informações da Campanha Salarial da FENTAC 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: