CUT e movimentos sociais lançam Programa Formigueiro

Iniciativa retoma figura do educador popular e visa ampliar debates de interesse da população

Por: CUT edição CNTTL
Publicação: 26/09/2016
Imagem de CUT e movimentos sociais lançam Programa Formigueiro

Roberto Parizotti

Foi lançado na sexta-feira (23), em São Paulo o “Programa Formigueiro”. A ação conta com a participação da CUT e movimentos sociais entre eles, a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Mídia Ninja, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), Rede Unida e Mobilis.

A ideia consiste conscientizar espaços como associações de bairro, igrejas e escolas não apenas para formar dirigentes sindicais.  A ação conta com um kit de formação popular contém dois cadernos, um itinerário formativo (o caderno do formador) e o caderno formativo (do educando), além de um pen drive com materiais de divulgação e vídeos das canções que fazer parte do Formigueiro.

A partir daí, os educadores populares, nos espaços onde desejarem, aplicam o processo de debate e formação em que o educador e o educando aprendem juntos.

“Se nós queremos construir unidade nos movimentos sociais, é necessária uma construção política unitária também. Se a CUT quer mudar o país, é importante que tenhamos uma proposta para além da Central Única dos Trabalhadores, que dialogue com as bases, com a massa, com os bairros, com o lugar onde vivem os trabalhadores. A ideia é que o projeto vá para além de nós e permita a construção de novos sujeitos na defesa dos direitos”, explicou a secretária de Formação da CUT, Rosane Bertotti.

Como será

O Formigueiro é organizado por ciclos e terá quatro encontros em cada estação do ano. Na Primavera, época de florescer ideias, os debates tratarão do direito à educação, à saúde, ao transporte público e à moradia, cada um dos temas em um encontro.

Os textos que relacionam questões atuais como a ocupação das escolas e canções de artistas como Emicida (“8”, música que trata da resistência dos estudantes em São Paulo contra a reorganização escolar proposta pelo governador Geraldo Alckmin-PSDB/SP), contém ainda um roteiro autoexplicativo para orientar o educador popular na condução do processo.

O próprio termo, ‘cartilha’, foi substituído por caderno, justamente para fugir das barreiras de estrutura fechada escolar, explica a assessora da Secretaria de Formação da CUT (SNF), Conceição Oliveira.

“Não é uma cartilha que deva ser seguida rigidamente, mas um itinerário para permitir, inclusive aos movimentos, que voltem a ser espaços amplos de formação e aproximam o sindicato da comunidade, que passa a entender a importância dessas organizações. O desafio é construir pontes”, defendeu.


Para saber mais sobre o Programa Formigueiro

Secretaria Nacional de Formação – Conceição Oliveira
(11) 2108 9281

Secretária de Formação da CUT-SP – Márcia
(11) 2108 9176

Escola Sindical São Paulo
(11) 5084 2131



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: