Eleições Gerais: CUT respeita posição de senadores como saída democrática contra o golpe

Em nota, Central conclama sindicatos e movimentos sociais a participarem de greves e ocupações que estão acontecendo no País em defesa dos direitos e democracia

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL/CUT
Publicação: 05/07/2016
Imagem de Eleições Gerais: CUT respeita posição de senadores como saída democrática contra o golpe

protesto contra governo golpista - foto: Lula Marques

A Direção Executiva da CUT Nacional divulgou na tarde desta terça-feira (5) nota oficial de esclarecimento sobre a antecipação das eleições presidenciais no País.

No texto, a CUT esclarece que esta não é a posição da Central, mas de alguns senadores que estão propondo a convocação de um Plebiscito (consulta popular) para antecipar as eleições presidenciais, com a recondução da presidenta Dilma Rousseff ao exercício pleno de seu mandato, como forma de conseguir mais votos contra o impeachment; aceitando assim a possibilidade de redução de seu mandato constitucional (2014-2018).​

"Respeitamos as iniciativas dos senadores ou da própria presidenta Dilma se isto contribuir para a saída democrática na luta contra o golpe”, frisa o documento.

A CUT e os movimentos sociais parceiros reafirmam a luta contra o golpe, em respeito ao resultado democrático das urnas e ao mandato da presidenta Dilma Rousseff e destaca que “não abre mão do direito de continuar afirmando que o presidente interino é ilegítimo e que essa composição do Congresso Nacional é espúria”. 

A maior Central sindical do Brasil e a quinta maior do mundo ressalta que o grande problema político nacional é o próprio sistema político (o que inclui, além do Legislativo, um Judiciário sem qualquer controle democrático), e defende que seja reformado profundamente através de uma Constituinte exclusiva e soberana.  

Greve Geral
A Central reconhece que o Brasil vive um impasse e quem mais sofre com esse é a classe trabalhadora. “A CUT se empenha neste momento em reunir as condições para uma greve geral em defesa de nossos direitos e conquistas, dos salários e empregos. É hora de impedir os abusos contra os/as trabalhadores/as e contra a maioria oprimida da nação”. 

A nota da Executiva Nacional conclama todos os movimentos sociais e setores democráticos do Brasil para participar das mobilizações, manifestações, debates, greves e ocupações que estão acontecendo no País.

Principais bandeiras da CUT
Em defesa dos direitos sociais e trabalhistas
Em defesa dos salários e empregos
Contra o aumento da idade mínima para aposentadoria e as mesmas regras para homens e mulheres
 Por uma Constituinte para fazer a Reforma Política
 Em defesa da democracia! 

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: