Movimentos sindical e negro rechaçam o golpe e definem calendário de lutas

A primeira atividade articulada será um ato público na capital paulista no próximo dia 7 de julho

Por: Da CUT
Publicação: 04/07/2016
Imagem de Movimentos sindical e negro rechaçam o golpe e definem calendário de lutas

Roberto Parizotti

Representantes de dezenas de organizações do movimento sindical e do movimento negro aprovaram a união das entidades para o enfrentamento ao golpe em curso no Brasil e definiram um calendário de lutas.

A primeira atividade articulada pelos movimentos será um ato público na capital paulista no próximo dia 7 de julho, no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Para o próximo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, as entidades organizam uma grande marcha para reunir um milhão de negras e negros nas ruas de todo o país.

As atividades e o calendário estão entre os encaminhamentos do Seminário “Negras e Negros contra o golpe”, promovido pelas secretarias de Combate ao Racismo da CUT Nacional e da CUT São Paulo no último dia 22, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro paulistano.

Além do embate ao golpe à democracia, os participantes do evento destacaram a importância da luta contra o desmantelamento de políticas públicas e de programas sociais que afetarão, sobretudo, a população negra.

“No dia 31 de julho, antes da votação do impeachment no Senado, prevista para agosto, a ideia é que ocorram ações descentralizadas em todo o país, como mobilizações e escrachos, que apresentem o posicionamento do movimento negro contra o golpe”, explica Edson França, da Unegro.

Para Maria Julia Nogueira, secretária de Combate ao Racismo da CUT Brasil, o fundamental na conjuntura é visibilizar esse posicionamento do movimento negro contra o golpe, especialmente porque o povo negro brasileiro representa 52% da população do país.

“O seminário foi organizado pela CUT, mas o objetivo é construir estratégias com os movimentos e o protagonismo é de todas as entidades, não da Central. O importante é que cada entidade se some à luta nesse momento”, destacou a sindicalista.

Entre as articulações organizadas presentes no seminário estão a Convergência Negra, criada em novembro de 2015, em Salvador (BA), e composta por entidades de representação nacional como os Agentes Pastorais Negros (APN’s), a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e o Fórum Nacional de Mulheres Negras.

O evento também teve a presença de movimentos sociais como a Associação Fala Negão/Fala Mulher; Negra, sim - Movimento de Mulheres de Santo André; Projeto Brasil Afroempreendedor; Rainha Nzinga Educação e Cultura Afro e Soweto Organização Negra.

Do movimento sindical participaram o Instituto Sindical Interamericano de Igualdade Racial (Inspir), a Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO) e organizações cutistas dos ramos do comércio e serviços, educação, financeiro, metalúrgicos, municipais; químicos, saúde e seguridade social.
 

Confira o calendário:
7 de julho – Ato público na capital paulista, a partir das 18h, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, Rua Tamandaré n° 348 – Liberdade;

16 de julho - Reunião nacional da Convergência da Luta de Combate ao Racismo no Brasil em Aracaju (SE);

31 de julho – Ações descentralizadas em todo o país contra o golpe;

27 de agosto - Plenária Nacional da Convergência Negra (local a definir);

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra: Um milhão de Negras e Negras nas Ruas. Negras e negros na defesa da democracia

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: