OMS: Bebidas muito quentes podem elevar risco de câncer de esôfago

A indicação de prevenção ao agente cancerígeno relacionado a temperatura é nunca consumir bebidas com mais de 60°C

Por: Com Blog da Saúde
Publicação: 17/06/2016
Imagem de OMS: Bebidas muito quentes podem elevar risco de câncer de esôfago

divulgação

Bebidas ingeridas em temperatura acima de 65°C são provavelmente cancerígenas e podem aumentar a incidência do câncer no esôfago. É o que aponta estudo divulgado na quarta-feira (15), pela Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC, em Inglês), ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS)  e publicada na revista científica The Lancet.

O estudo, que teve início em novembro, contou com 23 pesquisadores de dez países e teve como base mil estudos observacionais e experimentais. Foram analisados o café e o mate, por serem muito consumidos no Brasil. O vice-diretor do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Luis Felipe Ribeiro Pinto, que também atuou entre os pesquisadores, afirma que a relação do câncer e a ingestão do líquido está na temperatura e não na bebida em si. Ou seja, em temperaturas normais, a ingestão dessas bebidas não possui efeito cancerígeno. 

O câncer de esôfago tem um índice baixo de sobrevida em cinco anos, por isso as taxas de mortalidade aproximam-se das taxas de incidência. Segundo o relatório de Estimativa 2016 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 456 mil casos em 2012, 400 mil foram a óbito. Além disso, para o ano de 2016, apenas no Brasil, esperam-se 10.810 novos casos da doença. Sendo assim, algumas pequenas mudanças de hábito, como ingerir líquidos em temperaturas apenas abaixo de 60°C, podem ajudar a evitar o câncer.

A indicação de prevenção ao agente cancerígeno relacionado a temperatura é nunca consumir bebidas com mais de 60°C. Duas sugestões de como evitar a ingestão são: assim que a fervura tenha acabado, o líquido seja colocado em uma superfície fria por cinco minutos, ou medir com um termômetro o tempo médio que a bebida leva para reduzir a temperatura e usar como base para as próximas vezes.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: