Campanha Salarial: Aeroportuários iniciam negociação com a Infraero

Estatal solicitou mais prazo para apresentar uma contraproposta ao Sindicato

Por: Redação CNTTL com SINA
Publicação: 15/06/2016
Imagem de Campanha Salarial: Aeroportuários iniciam negociação com a Infraero

divulgação

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) se reuniram com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para dar início as negociações da Campanha Salarial da categoria. O encontro aconteceu nos dias 8 e 9 de junho, no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia.

De acordo com o Sindicato, a rodada de negociações foi frustrante “A bancada patronal debulhou um verdadeiro rosário de lamentos, de falta de recursos, e afirmou que ainda não tem um norte do governo federal interino e que a retirada dos aeroportos rentáveis da rede deixou o caixa da Infraero minguado”, explica o presidente do Sina, Francisco Lemos. “Só que não foram os aeroportuários/as que criaram essa situação, e sim o governo e os gestores da Infraero. Pelo contrário, lutamos contra esse cenário e não vamos pagar essa conta, ficando reféns de desculpas”, completa.

A Infraero solicitou mais prazo para construir, oficializar e apresentar uma contraproposta ao Sindicato. O Sina tem expectativa que uma nova rodada de negociações, mais produtiva, possa ocorrer ainda este mês. “Alertamos que não voltaremos aos velhos tempos de FHC e do PMDB e não aceitaremos encaminhar em assembleia proposta de cala boca, de abono salarial, que naquele tempo foi tão comum”, ressalta Lemos. “Nesse período, a categoria teve uma redução no poder de compra dos salários de cerca de 48%”, afirma o sindicalista.

“Se não houver avanços, uma greve pode estar à vista, nos principais aeroportos do país, no segundo semestre do ano. Por enquanto, a tocha olímpica corre. Não sabemos aonde o fogo pode chegar e a quem pode queimar ou chamuscar. Esperamos que ela apenas acenda a chama da pira olímpica no Rio de Janeiro”, completa.

As cláusulas sociais do ACT com a Infraero estão garantidas até 2017 e não fazem parte das negociações dessa data-base.

Principais reivindicações

Os trabalhadores na Infraero e nas concessionárias  aprovaram a reivindicação de reajuste salarial de 15%. 

Outras lutas da categoria aeroportuária são as melhorias nos direitos sociais, tais como: a inclusão de pais como dependentes no convênio médico, a tolerância de atrasos de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a estabilidade pré-aposentadoria, independente do tempo de trabalho na empresa (atualmente, a CLT prevê dez anos de trabalho na concessionária para que a aposentadoria possa ser validada). 

Além disso, o SINA também reivindica o pagamento de um abono convertido em vale-alimentação no valor de R$ 460,00, em duas parcelas.

Concessionárias

A próxima rodada de negociação do SINA com as concessionárias está prevista para a próxima semana.

A data-base da categoria é 1º de maio e estão em campanha cerca de 12 mil trabalhadores na Infraero e cinco mil nas concessionárias, totalizando 17 mil aeroportuários.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: