31 de maio: CNTTL parabeniza os comissários de voo do Brasil

Nesta terça-feira a profissão celebra 86 anos no país e no exterior

Por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza, da Redação CNTTL
Publicação: 27/05/2016
Imagem de 31 de maio: CNTTL parabeniza os comissários de voo do Brasil

Arte: Mídia Consulte com ilustração de Vicente Mendonça

Registros  históricos  revelam que a profissão de comissário de voo, antigamente conhecida como “aeromoça”, surgiu na década de 30, nos Estados Unidos.  Naquela época, os  passageiros eram atendidos pelos pilotos, que davam “chicletes” para equilibrar a pressão interna dos ouvidos, chumaços de algodão para proteger o ouvido do ruído dos motores das aeronaves e sacos  plásticos para amenizar a indisposição. Mas o acúmulo de funções não deu certo.

Em  1930, um  executivo   da    Boeing Air Transport (antecessora da United Airlines), Steve Simpson, de São Francisco, auxiliado pela enfermeira, Ellen Church, apaixonada pela aviação, propôs um novo tipo de atendimento: a contratação de enfermeiras  para ajudar os passageiros que passavam mal. Os aviões daquela época não eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento, e eram muito barulhentos, fatos que deixavam os passageiros nervosos.

O primeiro voo das comissárias, com Ellen Church, ocorreu em maio de 1930, entre Oakland, Califórnia, a Chicago, Illinois, e durou 20 horas, com 13 escalas. A comissária faleceu, aos 61 anos, depois de cair de um cavalo. Em sua homenagem, o aeroporto municipal de Cresco, Iowa, sua terra natal, foi batizado com o seu nome. 

Brasil
No País, 31 de maio transformou-se no Dia da Comissária de Voo. As companhias aéreas iniciaram as contratações de comissários de voo/tripulantes, que não precisavam ser enfermeiras, depois da Segunda Guerra Mundial (1945). As empresas pioneiras foram a Varig, a Real e o Lóide Aéreo, que hoje não existem mais.  A Varig só contratava homens, mas a Real e o Lóide empregavam muitas mulheres na função. A Varig começou a contratar mulheres quando estava para iniciar os voos internacionais para Nova York, em 1954. 

Hoje, a função se popularizou e perdeu o símbolo sensual e é considerada uma das profissões que mais crescem  no País em razão da ascensão da aviação brasileira. Em 2015, mais de 117 milhões de pessoas viajaram no Brasil,  sendo quase 96 milhões de passageiros em voos domésticos e 21,3 milhões em voos internacionais. Com este resultado, o setor registrou um acréscimo de mais de 68 milhões de passageiros nos últimos dez anos.


Representação 

Comissário de Voo há 31 anos, passou pela VASP e Varig, atualmente é chefe de cabine na Gol, Luiz Sérgio de Almeida Dias, que é presidente da FENTAC e diretor do Sindicato  Nacional dos Aeronautas (SNA), contou que “a profissão é gratificante porque oferece a oportunidade de ter vivências com outras culturas, além de conhecer o que acontece no resto do mundo”.

O dirigente disse, no entanto, que a categoria enfrenta problemas no dia a dia. “As empresas aéreas não respeitam os direitos dos trabalhadores.  Alguns problemas são a interpretação da regulamentação profissional, as condições trabalho, como o descanso e a questão salarial que está abaixo do que era praticado antigamente”, explica.

Dias ressalta que a escala exaustiva também expõe os comissários à alteração do ciclo circadiano (funções biológicas do corpo humano que são influenciadas através da luz solar), como radiação, micro-vibrações ou mesmo o ar com pouca umidade, fatores que podem desencadear stress e doenças graves. 

O SNA tem realizado um forte trabalho de conscientização na base, bem como denunciado práticas prejudiciais das empresas aéreas e cobrado respeito aos direitos da categoria. “Graças à nossa pressão e organização avançamos na melhoria e ampliação de direitos que hoje estão assegurados na nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Na próxima Campanha, que iniciaremos neste segundo semestre,  vamos continuar a luta para avançar mais”, finaliza Sergio.

O SNA representa 18 mil aeronautas, deste total 12 mil são comissários de voo em todo o Brasil. No Estado de São Paulo, o número de comissários de voo totalizam cerca de 10 mil.

Homenagem aos comissários da Varig e Transbrasil  

A FENTAC  elaborou um cartão especial de felicitações (imagem em destaque) que remete aos anos dourados da aviação e resgata, por meio de fotos, a história dos guerreiros do Aerus (Fundo de pensão dos ex-trabalhadores das extintas empresas Varig, Transbrasil, entre outras). Há mais de 10 anos, a Federação luta em defesa dos direitos destes aeronautas e aeroviários aposentados, para que recebam integralmente o direito de suas aposentadorias e pensões. 

O cartão será entregue nesta terça (31)  nos principais aeroportos do país. 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: