SP: FENTAC/CUT realizará Seminário de Planejamento em abril

Atividade será acontecerá nos dias 27 e 28 de abril e participarão aeronautas, aeroviários e aeroportuários

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL
Publicação: 15/03/2016 às 13:35 - Atualização: 15/03/2016 às 19:02
Imagem de SP: FENTAC/CUT realizará Seminário de Planejamento em abril

Da dir à esq: Diogo Almeida (Aeroviários Campinas), Orisson Melo (Aeroviários Guarulhos), Sergio Dias (Presidente da FENTAC), Erivaldo Dutra (Aeroviários Recife) Selma Balbino (Aeroviários Nacional) e Celso Klafke (Aeroviários Porto Alegre) - Foto: Mídia

Dirigentes da FENTAC/CUT participaram na segunda-feira (14) de reunião da Executiva, na sede da entidade, em São Paulo. 

O encontro debateu ações do Aerus, fez um balanço da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários, que encerrou no mês passado após paralisação nacional em 12 aeroportos, apresentou informes sobre a greve dos aeronautas e aeroviários no Táxi Aéreo que está agendada para o dia 6 de abril, entre outros assuntos. 

Um dos encaminhamentos foi a realização do Seminário de Planejamento da Federação, que será acontecerá, nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo. A atividade reunirá dirigentes dos sindicatos dos aeronautas, aeroviários e aeroportuários filiados à entidade de todo o país. 

O objetivo é fazer um balanço do atual mandato da Federação (eleita em 2014), avaliar os encaminhamentos dos últimos seminários, retomar a discussão sobre a aposentadoria especial e a questão da política dos céus abertos do governo federal, que prevê abertura do setor aéreo ao capital estrangeiro. A participação hoje é limitada a 20% e o governo propõe aumentar para 49%. A FENTAC defende salvaguardas trabalhistas e a manutenção dos postos de trabalho para os pilotos, comissários e aeroviários brasileiros. “A ideia do planejamento é fortalecer as lutas dos aeronautas, aeroviários e aeroportuários no Brasil”, ressalta o presidente da FENTAC, o aeronauta Sergio Dias.

Comissão Paritária aeronautas e aeroviários 

Na reunião da Executiva, foi debatido também o cronograma de reunião da Comissão Paritária proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que intermediou as negociações da última Campanha Salarial.  Há uma expectativa de que a primeira reunião aconteça em abril, na sede do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA). 

No caso dos aeroviários a Comissão vai debater a a escala 5X1 e a folga agrupada. Já os aeronautas vão debater o Passe-Livre e o período oposto que diz respeito às folgas. Os resultados das Comissões deverão constar em um termo aditivo à CCT, proposto pelo Tribunal, com prazo até 30 de novembro de 2016.

Base FENTAC

São filiados à Federação os sindicatos regionais de aeroviários de Guarulhos, Campinas, Recife e Porto Alegre e os sindicatos de base nacional dos Aeronautas, Aeroviários e Aeroportuários. A Federação representa aproximadamente 100 mil profissionais na aviação civil em todo o país.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: