SP: Em defesa da liberdade de expressão, Movimentos sociais realizam ato contra a Globo nesta segunda (7)

A manifestação será na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a partir das 19h

Por: Da CUT
Publicação: 07/03/2016
Imagem de SP: Em defesa da liberdade de expressão, Movimentos sociais realizam ato contra a Globo nesta segunda (7)

Barão de Itararé

Nesta segunda-feira (7), ativistas e movimentos sociais irão realizar ato político contra as notificações que alguns sites e blogs têm recebido das Organizações Globo, de propriedade da família Marinho. A manifestação será na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na Rua Rego Freitas, 530, na Consolação, região central da cidade, com início às 19h.

Participarão da atividade o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a deputada federal Jandira Feghali (PcdoB-RJ), o senador Roberto Requião (PMDB-PR), e Rosane Bertotti, pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O ato é uma resposta às notificações enviadas, por e-mail, aos veículos Rede Brasil Atual, Diário do Centro do Mundo, O Cafezinho e Tijolaço. Na semana passada, por meio de uma assessoria jurídica em nome do presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, foi encaminhado documento pedindo a retificação imediata das notícias publicas sobre a mansão de praia construída ilegalmente em Paraty (RJ). A notificação informa que, caso as mudanças não sejam feitas, os jornalistas e blogueiros estarão “sob pena de adoção das medidas legais cabíveis”.

Em 2012, a agência internacional de notícias Bloomberg informou que a mansão de praia construída ilegalmente em área de preservação ambiental em Paraty é da família Marinho, dona da TV Globo e de outros veículos de comunicação no Brasil. Neste ano, o caso voltou a ser notícia porque a mansão tem documentos em nome de uma empresa que, em cuja cadeia societária, encontram-seoffshores investigadas na Operação Lava Jato da Polícia Federal.

Segundo a notificação, a mansão construída em área de proteção ambiental na praia Santa Rita, em Paraty (RJ), não pertencem, direta ou indiretamente, a qualquer dos integrantes da família Marinho. “O texto publicado [nos sites e blogs], além de conter inverdades sobre a propriedade da mencionada casa em Paraty e das empresas citadas, traz insinuações infundadas, constituindo, portanto, ofensa ao notificante e aos demais integrantes da família Marinho”.

Além do ato, os organizadores também estão colhendo assinaturas para um abaixo-assinado repudiando o “ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty”.

Para assinar, clique aqui.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: