Campanha Salarial: FENTAC/CUT e empresas aéreas retomam negociação no dia 27

Após pressão dos trabalhadores no TST, empresas saíram do “reajuste zero” e propuseram 11% parcelado. Para o presidente da Federação,Sergio Dias, aéreas podem avançar mais

Por: Redação da CNTTL com FENTAC/CUT
Publicação: 23/01/2016
Imagem de Campanha Salarial: FENTAC/CUT e empresas aéreas retomam negociação no dia 27

Audiência no TST entre FENTAC/CUT e SNEA - foto: divulgação

A negociação da Campanha Salarial dos Aeronautas e Aeroviários, representados pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC), com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Avianca e Azul, continua na próxima quarta-feira (27), às 14h30, na sede da entidade patronal, em São Paulo.

Após seis horas de negociação tensa e pressão da bancada dos trabalhadores, ocorrida nesta sexta-feira (22) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, as empresas evoluíram na pauta salarial e saíram do “reajuste zero” e apresentaram 11% de reajuste (valor arredondado do INPC da data-base das categorias, 1º dezembro, que fechou em 10,97%),  que seria pago em duas vezes. A audiência foi mediada pelo vice-presidente do TST, Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho.

Outros pontos apresentados pelas empresas, que assim como o reajuste nos salários também serão debatidos na próxima rodada, são o aumento de 11% retroativos à data-base, 1º de dezembro, nos demais itens econômicos.

O pagamento de um auxílio funeral para os aeroviários e o fim da “limitação” no passe-livre para os comissários, pilotos e co-pilotos – hoje a Convenção Coletiva de Trabalho só autoriza apenas cinco vagas para embarque nas aeronaves destes tripulantes --  são outras cláusulas compensatórias propostas pelas empresas que serão avaliadas na próxima rodada.

Avançar mais
Para o presidente da FENTAC, Sergio Dias, o entendimento das empresas em repassar às categorias a reposição da inflação nos salários é importante, mas ainda não é o suficiente. “O INPC é o mínimo que as categorias esperavam. Acredito que na próxima reunião possamos avançar mais, incluindo cláusulas compensatórias que atendam às realidades dos aeronautas e aeroviários”, explica.

O assessor da CNTTL/CUT, Itamar Firmino Guarda, acompanhou os desdobramentos da audiência.
 

Assembleias e reivindicações

Nesta segunda-feira (25), os aeronautas e os aeroviários em Porto Alegre realizarão assembleias para atualizar os trabalhadores sobre os desdobramentos das negociações. Já nas bases dos aeroviários de Guarulhos, Recife, Campinas e do Sindicato Nacional dos Aeroviários, as assembleias acontecerão nos próximos dias.

Os aeroviários e aeronautas aprovaram em assembleias realizadas nos dias 7 e 20 de janeiro “estado de greve”.  As categorias reivindicam reajuste salarial de 12% (10,97% de reposição da inflação da data-base, 1º de dezembro, e 0,93% de aumento real), aumento de 15% nos pisos salariais e demais benefícios econômicos e 20% na cesta básica.

A data-base das categorias venceu em 1º de dezembro de 2015 e estão em Campanha na base da FENTAC 70 mil trabalhadores na aviação civil regular.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: