Unidades móveis de atendimento à mulher já estão em todo território nacional

“Ônibus da mulher” transporta profissionais das mais diversas áreas para auxílar as vítimas da violência de gênero

Por: Com Secretária de Políticas para Mulheres
Publicação: 15/12/2015
Imagem de Unidades móveis de atendimento à mulher já estão em todo território nacional

SECOM - divulgação

Os ônibus que atendem mulheres em situação de violência já cobrem todo o território nacional, chegando às localidades mais distantes do País para prestar auxílio às vítimas.

Segundo a  secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, são 54 ônibus em circulação no território nacional, com todos os Estados possuindo pelo menos uma unidade móvel de atendimento.

“Em situações de violência, as mulheres da área urbana pegam um ônibus e chegam a uma delegacia”, diz. “As mulheres da área rural não tem esse acesso”, afirma ela, lembrando as dimensões continentais do Brasil.

A unidades móveis foram idealizadas para transportar profissionais das mais diversas áreas, responsável por prestar auxílio à mulher vítima de violência, seja no apoio psicológico para superação de agressão física ou sexual, seja na assistência jurídica e acesso a uma delegacia especializa em violência doméstica ou familiar.

De acordo com a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o conceito de violência contra o sexo feminino abrange violência doméstica (psicológica, sexual, física, moral e patrimonial), violência sexual, abuso e exploração sexual, assédio sexual, assédio moral, tráfico de mulheres e violência institucional.

Serviços prestados

Nessa iniciativa, o governo federal participa com a doação dos ônibus e com os recursos para a manutenção das unidades móveis, enquanto Estados e municípios entram com os serviços prestados e os profissionais.

Além do apoio psicossocial, o ônibus transporta às localidades distantes os representantes de delegacia especializada, do juizado ou de vara especializada em violência doméstica e familiar contra mulher, representantes do ministério público e da defensoria pública.

Os serviços prestados pelo “ônibus da mulher” visam ajudar a reduzir a triste estatística de 13 mulheres assassinadas por dia no Brasil, com trabalhos de prevenção, assistência, orientação, mas também de apuração e investigação dos crimes cometidos.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: