Sindfer não concorda com o tratamento dado pela Vale ao trabalhador

Funcionários sofrem com combranças intensas que tornam o ambiente de trabalho pesado

Por: Redação CNTTL com Sindfer
Publicação: 13/10/2015 às 15:24 - Atualização: 14/10/2015 às 11:08
Imagem de Sindfer não concorda com o tratamento dado pela Vale ao trabalhador

divulgação

Após o treinamento de gestores para o VPS (Sistema Vale de Produção), os funcionários da Vale tiveram conhecimento do que a empresa espera de seus empregados mais produtividade e qualidade, mas nada foi realizado pela companhia para demonstrar suas ações para garantir segurança aos trabalhadores. A Vale exige, mas em contrapartida não realiza ações em prol ao seus funcionários.

João Batista, presidente do Sindfer, disse que no passado a Vale tinha por fundamento os nove compromissos preconizados pela "Regra de ouro" da empresa. E o primeiro deles era segurança, seguido de meio ambiente, segurança de patrimônio e produção. "Tudo isso foi para o lixo", sentenciou. Segundo ele, ao ser contratado, o empregado tinha que assinar o "Termo de compromisso com a vida", tendo o seu gestor responsável também como signatário do documento.

O antigo documento tinha em seu parágrafo inicial que "na Vale, a vida vem sempre em primeiro lugar. As pessoas são mais importantes do que os resultados e os bens materiais". Para João Batista, a adoção do VPS ou vem sendo feita à revelia do presidente da empresa ou sob seu conhecimento e autorização. "Nesse caso, o tão decantado discurso de valorização da vida e segurança total (acidente zero) foi uma fraude", fulminou.

"A cobrança intensa e a pressão absoluta para se atingir metas absurdas dentro de um espaço de tempo cada vez mais curto vem elevando a tensão entre os empregados a níveis máximos, tornando o ambiente de trabalho pesado e expondo os companheiros a acidentes a qualquer momento", disse João Batista, que conclui: "além de tudo isso ainda há uma injustiça de fundo que está na origem do modelo VPS e de seus defensores: o modelo é japonês, mas o salário miserável é chinês".



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: