Campanha Salarial Aviação: "Se tiver que fazer greve para garantir nosso reajuste salarial, nós faremos”, alerta Sergio Dias

FENTAC/CUT realizou grande Ato de Lançamento no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no dia 25

Por: Assessoria de Imprensa da FENTAC
Publicação: 25/09/2015 às 23:17 - Atualização: 26/09/2015 às 20:11
Imagem de Campanha Salarial Aviação:

Sergio Dias, presidente da FENTAC/CUT no Ato de Lançamento da Campanha Salarial no GRU Airport - foto: Nayara Striani/Mídia Consulte

Ao som de uma animada banda e de palavras de ordem “Ei, Latam a sua hora vai chegar”, dirigentes dos sindicatos dos aeroviários e aeronautas da base da FENTAC/CUT realizaram na sexta-feira  (25) Ato de Lançamento da Campanha Salarial no maior Aeroporto da América Latina, o Internacional de Guarulhos.

Artistas circenses animaram os passageiros e funcionários enquanto as lideranças da aviação de Guarulhos Campinas, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Porto Seguro chamavam atenção nos check-ins da Gol e TAM, maiores companhias aéreas do País, sobre os problemas que atingem os trabalhadores na aviação.

“A terceirização é um massacre aos direitos e tem acarretado demissão em massa. Em Campinas, a Latam, fusão da TAM e LAN, terceirizou todo o check-in, mandou embora todo mundo e contratou uma empresa terceirizada para pagar salários e direitos inferiores à nossa Convenção Convenção Coletiva de Trabalho. Não admitimos isso com os trabalhadores brasileiros”, ressaltou Nilton Mota, diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL).

Rodrigo Maciel, futuro presidente do Sindigru, falou sobre as ameaças de demissões na GoL, no Aeroporto de Guarulhos. “Recebemos denúncias de que há uma previsão de 30% de redução no quadro de funcionários. O quadro na Gol já é reduzido, tem excesso de jornada diariamente. O regime escravocrata vai retornar nesse país?”, questiona o sindicalista, que é trabalhador na GoL.

Maciel disse que o Sindicato vai mobilizar toda a categoria em repúdio às demissões.

O dirigente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Osvaldo Ávila Rodrigues, enfatizou que os trabalhadores na aviação estão cansados de exploração e cobrarão das empresas aéreas que sejam reconhecidos com aumento decente no salário.


Dirigentes no Ato no GRU Airport - foto: Nayara Striani/Mídia Consulte


Balcão
O presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos e da FENTAC/CUT, Orisson Melo, falou sobre o “padrão de exigência” das empresas aéreas, citando a TAM que exige que as funcionárias usem maquiagem e fiquem impecáveis no atendimento e não dá “um real” para elas, que gastam do próprio bolso.

“Sou mecânico de manutenção na TAM há 27 anos e fico estarrecido com a ganância das empresas que só visam o lucro pelo lucro. A passagem que vocês estão pagando não é barata não, é cara. Exigimos respeito a esses funcionários que garantem a segurança do voo dos senhores e senhoras. Vamos continuar na luta para defender os trabalhadores que estão atrás do balcão”, frisa.

Crise não embarca na aviação
Segundo o presidente da Federação, Sergio dias, a crise econômica que atingiu alguns setores não embarcou na aviação. "Neste ano negociaremos as questões econômicas, nossa reivindicação é o reajuste salarial de 15% e 20% nos pisos salariais e nos vales-alimentação e refeição. “Crise não embarcou na aviação. Se tiver que fazer greve para garantir nosso aumento salarial, nós faremos”, avisa.

As reivindicações das categorias foram protocoladas, no dia 23, para o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), que representa as companhias TAM, Gol, Avianca e Azul. A Federação também entregou pauta para o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA).

A primeira rodada com o SNEA acontecerá, no dia 21 de outubro, na sede da entidade patronal, no Ibirapuera, em São Paulo.

Dias informa que novos protestos serão realizados durante a Campanha nos Aeroportos.

Campanha
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estão em Campanha cerca 70 mil trabalhadores em todo o País.

Mais informações acesse: www.fentac.org.br

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: