29 de maio: Ramo do transporte paulista confirma participação no Dia Nacional de Luta

A CNTTL convoca todos modais para participar da luta contra a retirada de direitos


Publicação: 25/05/2015
Imagem de 29 de maio: Ramo do transporte paulista confirma participação no Dia Nacional de Luta

Luiz Carvalho

Parceiros dos movimentos sindical e sociais, lideranças dos trabalhadores no ramo de transporte da capital paulista, interior e Baixada Santista confirmaram a participação nas mobilizações de 29 de maio, Dia Nacional de Paralisação. As entidades participaram de reunião com a CUT na sexta-feira (22).

Também participaram do encontro pelo movimento sindical a Conlutas, CTB, CSB, Intersindical, Nova Central e UGT.

Os trabalhadores vão à luta contra o projeto de terceirização sem limites, aprovado na Câmara dos Deputados como Projeto de Lei 4330 e que agora tramita no Senado como PLC 30/2015, as Medidas Provisórias 664 e 665, que restringem o acesso ao abono salarial, auxílio-doença e seguro-desemprego, e o ajuste fiscal.

Além dos condutores e rodoviários, os metroviários de São Paulo estão com greve marcada para começar no dia 27. A categoria fará uma assembleia no dia 26 para definir as ações no dia de luta. Também em 27 de maio, os movimentos sociais se reunirão para organizar ações em todo o estado de São Paulo.

O secretário Geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, ressaltou a importância dos atos do dia 29 como símbolo da resistência contra a agenda de retirada de direitos adotada pelo Legislativo brasileiro. “O dia 29 será a resposta da classe trabalhadora para o conjunto de projetos no Congresso que retiram direitos da classe trabalhadora, o principal deles, o agora PLC 30, que acaba com a carteira de trabalho. Com o envolvimento dos nossos sindicatos de base essa será a quinta e maior manifestação nacional que faremos em 2015”, destacou.

Segundo Nobre, caso Executivo, Câmara e Senado insistam no ataque aos direitos trabalhistas, as centrais sindicais que defendem a classe trabalhadora organizarão uma greve geral no país.

Terceirização na prática: caso Coca Cola

O diretor Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, Marcílio Jesus Garcia, falou sobre como a terceirização afeta a categoria e citou o caso da Coca-Cola, que demitiu 217 trabalhadores em fevereiro de 2014 para contratar terceirizados por menores salários.

“Os motoristas que ganhavam R$ 2.085 ficaram sem emprego, a empresa contratou terceirizados que ganhavam R$ 1.280 e uma cesta básica e ainda mudou para Itu (a 30 km de Sorocaba) para fugir da nossa base territorial e impedir a atuação do sindicato”, afirma. 

Com CUT/SP 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: