Curso de Formação da FENTAC discute combate ao assédio moral, machismo e autoritarismo nos locais de trabalho

Atividade acontece no Instituto Cajamar, em Cajamar (SP) e termina na quinta-feira (7)


Publicação: 06/05/2015
Imagem de Curso de Formação da FENTAC discute combate ao assédio moral, machismo e autoritarismo nos locais de trabalho

Secretário de formação sindical da FENTAC, Diogo Almeida Foto: Nayara Striani

Com a exibição de um trecho do filme brasileiro “Quanto vale ou é por quilo?”, dirigido por Sergio Bianchi, foi iniciada a parte da tarde do Curso de Formação Sindical da FENTAC desta terça-feira (5).

Após a exibição, os dirigentes fizeram um debate sobre os principais pontos do filme, que traz à tona a reflexão sobre desigualdade social, racial e de gênero.

Com o entendimento da temática, os participantes formaram grupos para realização de uma dinâmica com o objetivo de associar as questões apontadas no filme ao local de trabalho, que é alvo constante de práticas antissindicais e irregularidades trabalhistas.

Entre os pontos diagnosticados pelos grupos estão o assédio moral, o machismo, o desrespeito das  cotas para deficientes, imposição de padrões de beleza, desigualdade racial e de salários. Outra questão apontada é a omissão por parte das empresas em relação aos acidentes de trabalho. 

A palestrante do curso e educadora da Secretaria de Formação Sindical da CUT, Ana Paula Melli, apontou que a consequência desse cenário de irregulares é histórica,  entre diversos fatores, decorrente da nossa herança colonial, que não foi extinta nas relações de trabalho. “Para que isso mude, é preciso que a sociedade deixe de ser omissa e conversadora. No entanto, temos os meios de comunicação que fazem uma leitura da sociedade sob a ótica das classes dominantes. Por conta desse cenário, os sindicatos assumem um papel importante, que é de conscientização das bases. Nossa capacidade de ação precisa ser sempre efetiva e combativa”, finaliza.

Curso de Formação da FENTAC

Este é o primeiro curso de Formação Sindical da FENTAC, promovido pela CUT e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A atividade acontece no Instituto Cajamar, em Cajamar (SP) e termina na quinta-feira (7). Participam do curso dirigentes sindicais aeronautas, aeroviários e aeroportuários de todo o País. 
 

Vanessa Barboza, Redação 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: