"Precisamos sensibilizar o governo a dar atenção aos trabalhadores na aviação", diz Sérgio

Ele preside a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT


Publicação: 28/04/2015
Imagem de

Sérgio Dias - foto: Marcos Vinicio Costa

As experiências e propostas dos trabalhadores em transportes foram socializadas em mesa de debates do 1º Congresso da CNTTL/CUT na tarde de segunda-feira (27), no Centro de Convenções do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba, em Votorantim, em São Paulo. Nesta terça-feira (28), os 150 delegados e delegadas debatem em grupos as lutas da CNTTL para o próximo período.
O Congresso termina nesta quarta-feira (29) com a eleição da nova Diretoria da Confederação e a definição do Plano de lutas para o próximo período.

Sérgio Dias, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT),  abordou a política de céus abertos (em vigor no Brasil que prevê o fim do limite de voos entre os países), o  aumento da participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas e as bandeiras de conveniência.

“Estas políticas foram aprovadas pelo governo e não tiveram a nossa concordância. Para efeito de mitigação e melhoria nestas condições é fundamental uma orquestração internacional, que existe em alguns países, que sensibilize os governos, que tem convenções com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para que combatam os efeitos nefastos da precarização na aviação no Brasil”, relata.

A filiação da CNTTL à ITF ( Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) é fundamental para alcançar essa meta.

A preocupação da concessão dos aeroportos, (Porto Alegre, Salvador e Florianópolis) também é motivo de preocupação. afirmando que há equívocos que precisam ser revistos. “Há equívocos que precisam ser revistos. É necessário discutir a representação dos trabalhadores neste modelo”, fundamenta.

Aposentadoria Especial
Outra questão apontada pelo sindicalista é a aposentadoria especial, que incluia para os trabalhadores na aviação, um  rol de agentes nocivos. A proposta de criação de uma Norma Regulamentadora (NR) para os aeroportos e afins, a realização de um Seminário Internacional de Saúde da FENTAC, nos dias 3 e 4 de agosto,  no Rio de Janeiro, são outras ações que fomentarão um arcabouço na retomada da aposentadoria especial na aviação.

Dias frisa que essas são bandeiras históricas e espera que sejam incorporadas ao Plano de Lutas da CNTTL. “É preciso ser criativo, porque não conseguimos sensibilizar o governo até o momento. Hoje, estamos enfrentando problemas sérios na aviação, como a fadiga das tripulações, turnos exaustivos, dobra de turnos dos trabalhadores nos aeroportos, somando a isso temos os acidentes, que são preocupantes.  A nossa luta é conscientizar o governo de tal forma para mudar este Status quo”, disse.

A FENTAC tem uma base de 100 mil trabalhadores na aviação, entre eles, aeroviários, aeroportuários e aeronautas.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: