Lei dos Caminhoneiros entra em vigor

Decreto estabelece regras para o exercício profissional e os critérios para assegurar o descanso da categoria


Publicação: 17/04/2015
Imagem de Lei dos Caminhoneiros entra em vigor

Foto: Roberto Stuckert

O governo federal publicou decreto, nesta sexta-feira (17), em que regulamenta a Lei dos Caminhoneiros. A presidenta Dilma Rousseff sancionou sem vetos, no início de março, a nova norma que estabelece regras para o exercício profissional e os critérios para assegurar o descanso da categoria.

De acordo com o texto, os veículos de transporte de carga que circularem vazios serão isentos da cobrança de pedágio sobre os eixos que mantiverem suspensos. Além disso, a lei determina que órgãos ou entidades competentes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disporão sobre as medidas técnicas e operacionais para viabilizar a isenção.

Ainda segundo a Lei dos Caminhoneiros, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) terá 180 dias para definir critérios de medição das cargas transportadas em rodovias federais.

O texto entra em vigor nesta sexta e estabelece, entre outros pontos, a obrigatoriedade do descanso a cada quatro horas. A votação do projeto foi concluída em 11 de fevereiro, depois de dois anos de tramitação no Congresso.

Além disso, a lei prevê perdão de multas aplicadas nos últimos dois anos por excesso de peso e ampliação de pontos destinados ao descanso e repouso da categoria.

Da Agência PT 

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: