Comissão Paritária Aeroviários: "O salário do agente de check-in deve ser igual em todo o País", destaca Orisson

Categoria luta pelo piso nacional de R$1,400; Primeira reunião da comissão aconteceu na quarta-feira (4), em São Paulo


Publicação: 05/03/2015
Imagem de Comissão Paritária Aeroviários:

Primeira reunião da Comissão Paritária dos Aeroviários - Vanessa Barboza/Mídia Consulte

A Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (FENTAC/CUT) e os sindicatos dos aeroviários filiados participaram na quarta (4) da primeira reunião da Comissão Paritária com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA). A reunião aconteceu na sede do sindicato patronal, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo.

Na ocasião, foi discutido o piso de agente de check-in, umas das principais reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2014/2015. Para a FENTAC e os Sindicatos dos Aeroviários,  o piso desses profissionais deve ser de R$1,400 em todo o país. Já o SNEA entende que esse piso deve ser regionalizado, por questões econômicas de cada região. Foi colocado também por parte das empresas que a nomenclatura de agente de check-in é diferente em cada companhia, portanto, será preciso definir de forma única o que faz este trabalhador.

Com isso, na próxima reunião da Comissão, o SNEA se comprometeu a trazer a definição e atribuição do que as empresas entendem ser uma agente de check-in e fazer uma proposta de salário. A bancada dos trabalhadores também apresentará este perfil para auxiliar no debate.

Para o dirigente da FENTAC e presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (SINDIGRU/CUT), Orisson Melo, é importante que as empresas entendam da mesma que a Federação e os Sindicatos o que é o agente de check-in.  “A qualificação que  este profissional tem em Guarulhos é a mesma de um trabalhador de Vitória da Conquista ou qualquer aeroporto do País, portanto, o salário deve ser igual”, reforça Melo. 

Aeronautas

A primeira reunião da Comissão Paritária dos aeronautas será realizada no dia 10 de março, na sede da ABEAR, em São Paulo.

Próxima reunião

A próxima reunião da Comissão Paritária dos aeroviários será no dia 18 de março (quarta-feira), às 14h30, na sede do SNEA, em São Paulo. As reuniões tanto para aeronautas e aeroviários devem ser concluídas até o 1º de junho de 2015.

Comissão Paritária

A Comissão Paritária foi proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que mediou as negociações da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários 2014/2015.

A Comissão reúne a FENTAC/CUT, os Sindicatos das categorias filiados à Federação e  representantes das empresas aéreas. Será discutido no caso dos aeronautas: folgas, limite de madrugadas, sobreaviso e reserva, tempo em solo, limite de jornada, diárias internacionais. Em relação aos aeroviários a pauta é o piso de check-in. O TST acompanhará as discussões e fará as mediações necessárias para buscar o melhor acordo.

Da Redação Sindigru  



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: