Sorocaba: Protesto pela demissão de 200 trabalhadores na Sorocaba Refrescos continua

Nesta sexta-feira (27), haverá uma audiência de conciliação com o MPT


Publicação: 27/02/2015
Imagem de Sorocaba: Protesto pela demissão de 200 trabalhadores na Sorocaba Refrescos continua

Foto: Sindicato

O protesto contra a demissão de mais de 200 trabalhadores do setor de distribuição e entrega da empresa Sorocaba Refrescos S.A., que fabrica e distribui os produtos da Coca-Cola continua por tempo indeterminado.

Diretores do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e trabalhadores estão em frente aos portões da empresa de forma pacífica desde a madrugada da terça-feira (24).

Nesta quinta-feira (26) ocorreu uma reunião entre Sindicato e empresa convocada pelo Comando da Polícia Militar de Sorocaba. Na reunião mediada pelo Ten. Cel. PM Marcos Antônio Ramos, o Sindicato apresentou à empresa uma nova proposta para solucionar o impasse, a suspensão das demissões por 15 dias para que as partes consigam negociar um acordo. Os representantes da empresa presentes na reunião não apresentaram nenhuma proposta e afirmaram não ter autonomia para negociar, solicitaram um prazo até a manhã da sexta-feira para responder ao Sindicato.

Audiência de conciliação 

Com o objetivo de chegar a uma solução que não cause desemprego, o Sindicato solicitou uma audiência de tentativa de conciliação no Ministério Público do Trabalho, nesta sexta-feira (27). 
"Nós estamos buscando o diálogo. Já apresentamos algumas propostas e a empresa rejeitou todas até o momento, ou seja, não quer negociar. Esperamos que na audiência com o Ministério Público a Sorocaba Refrescos apresente uma proposta que não cause centenas de desemprego em nosso município", afirma o presidente do Sindicato e presidente da CNTTL/CUT, Paulo João Estausia, Paulinho.
O Sindicato está levantando informações sobre subvenções e incentivos que a Sorocaba Refrescos recebe da Prefeitura Municipal de Sorocaba para manter suas atividades na cidade e gerar empregos aos sorocabanos.

Entenda o caso

A Sorocaba Refrescos demitiu todos os trabalhadores do setor de distribuição e entrega por meio de carta enviada, por motoboy, à casa de cada funcionário na segunda-feira (23), dia de folga.
Diferentemente do que a Sorocaba Refrescos está afirmando em notas enviadas à imprensa, a empresa não entrou em contato com o Sindicato antes das demissões. A primeira reunião para tratar do assunto só ocorreu na tarde do dia 23, após os trabalhadores procurarem o Sindicato. Na ocasião, a empresa afirmou que estava terceirizando o setor de distribuição e entrega e que tinha contratado uma empresa de Itu para fazer o serviço, município que não pertence à base territorial do Sindicato e, portanto, não segue o mesmo piso salarial e benefícios determinados em convenção e acordo coletivo de trabalho.
Desde então, o Sindicato busca uma solução para garantir a manutenção do emprego de todos os trabalhadores da Sorocaba Refrescos.

Com Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: