Trensalão tucano: promotores e procuradores irão à Suíça em busca de novas provas

A meta é solicitar, via cooperação internacional, todos os documentos relativos aos envolvidos no caso


Publicação: 17/11/2014
Imagem de Trensalão tucano: promotores e procuradores irão à Suíça em busca de novas provas

Charge Brasil 247

Uma equipe de promotores de Justiça de São Paulo e procuradores da República irá para Berna, Suíça, no início de dezembro. O objetivo da viagem é agilizar a obtenção de provas contra o cartel metroferroviário que, entre 1998 e 2008, conquistou contratos bilionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô do Distrito Federal, segundo a multinacional alemã Siemens.

A força-tarefa foi constituída pela Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo e pela Procuradoria-Geral da República.

Márcio Fernando Elias Rosa, chefe do Ministério Público do Estado de São Paulo, e Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, se reuniram na quinta feira (13), para definir a formação da equipe e os detalhes para a viagem à Suíça.

A meta é solicitar, via cooperação internacional, todos os documentos relativos aos personagens do conluio, especialmente agentes públicos que se teriam beneficiado de um esquema de pagamento de propinas.

Investigação 

Em 2014, a Suíça já enviou extratos bancários de João Roberto Zaniboni, ex-diretor da CPTM, em cuja conta em Genebra foram depositados US$ 826 mil – para a Promotoria, dinheiro de propina.

A Suíça também liberou papéis que incriminam o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Robson Marinho, mas no âmbito de outra investigação, sobre contrato da área de energia envolvendo a Alstom – multinacional francesa que também integrou o cartel metroferroviário.

Os promotores de Justiça e procuradores da República vão pedir documentos sobre lobistas das multinacionais do cartel que, por meio de empresas de consultoria, teriam realizado o pagamento de propinas.

A equipe está convencida de que o caminho mais rápido para identificar os destinatários da corrupção é o acesso aos dados bancários dessas empresas de consultoria.O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, defendeu a “necessidade de uma atuação próxima com as autoridades suíças e com o Ministério Público Federal.”

Redação CNTT com PT na Alesp



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: