CNTT apoia o enfrentamento à violência contra a mulher

A data traz uma importante reflexão sobre os números da violência ao gênero e o que se tem feito para combater o problema


Publicação: 10/10/2014
Imagem de CNTT apoia o enfrentamento à violência contra a mulher

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (10) , é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data traz uma importante reflexão sobre os números da violência ao gênero e o que se tem feito para combater o problema.

No Brasil, uma das ferramentas à disposição das brasileiras e estrangeiras é a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, mantida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Disque 180

O Ligue 180, além de receber denúncias, presta informações sobre procedimentos em caso de violação de direitos – especialmente os relacionados à violência doméstica e familiar. De janeiro a junho de 2014, aproximadamente 16 mil denúncias de violência contra a mulher foram encaminhadas aos sistemas de justiça e segurança pública dos estados e do Distrito Federal.

A maior parte da demanda recebida pelo Ligue 180 está relacionada a pedidos de informações. Do total de 265.351 atendimentos registrados de janeiro a junho de 2014, conforme dados apresentados em entrevista pela secretária de Enfrentamento à Violência da SPM, Aparecida Gonçalves, 33,88% foram pedidos de informações sobre redes de serviços, 31,89% de informações gerais e 16,66 % sobre violência doméstica e familiar. Pedidos de esclarecimentos sobre leis, decretos e direitos da mulher representam um percentual de 15,23% – ou seja, um dado bem próximo da porcentagem de violência doméstica e familiar.

Sobre a data

O 10 de outubro de 1980 foi marcado com um movimento iniciado em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o País. A partir daí, a data faz parte do calendário das celebrações femininas no Brasil e, em 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A legislação é conhecida por 98% da população brasileira e, por causa dela, se estruturou uma rede de atendimento especializada para as mulheres vítimas de violência.

Agenda de eventos, Participe!

Data: 23 de outubro - quinta-feira
Horário: 10h
Local: Auditório do prédio Ministério do Esporte – Esplanada dos Ministérios - Bloco A 
Tema: “Prevenção e tratamento do câncer de mama: avanços e desafios”
Palestrantes: Dra. Fernanda Salum – mastologista – Secretaria de Saúde do DF e Dr. Anderson Silvestrini, oncologista – Grupo Acreditar.
Usuária: Joana Jeker – presidente da Recomeçar – Entidade de Mulheres Mastectomizadas de Brasília

Data: 30 de outubro - quinta-feira
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública. Setor Comercial Sul – Edifício Venâncio 2000 - Quadra 8 – 2º andar – Telefone: 2196.4409
Tema: “Reconstrução mamária”
Palestrantes: Dra. Kátia Torres, cirurgiã plástica, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do DF,  Dr. Daniel Barbalho, mastologista do Hospital Sírio Libanês, unidade Brasília, e Dr. Ricardo Caponero, oncologista e presidente do Conselho Técnico da Femama.

Redação CNTT com  Secretaria de Políticas para as Mulheres/INCA



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: