Pernambuco: Após descaso da CBTU, metroviários mantêm greve

Uma nova audiência está agendada para esta quinta-feira (9), no Rio de Janeiro


Publicação: 09/10/2014
Imagem de Pernambuco: Após descaso da CBTU, metroviários mantêm greve

Foto: Sindicato

Sem propostas por parte da Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU), metroviários de Pernambuco decidiram manter a paralisação de 100% dos serviços por tempo indeterminado. A categoria cruzou os braços na terça-feira (7) por conta da falta de segurança no metrô do Recife.

Uma nova audiência está agendada para esta quinta-feira (9), no Rio de Janeiro

De acordo com o Sindicato, em reunião na tarde de quarta-feira (8), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região dezenas de metroviários(as) puderam acompanhar a tentativa de entendimentos entre trabalhadores e CBTU. “O Tribunal, no entanto, tenta mediar uma questão grave como esta sem apresentar ou requerer qualquer proposta de ação por parte da CBTU para a segurança”.

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE) apresentou a proposta do Tribunal para a categoria, que na prática seria prestar o serviço nos horários de pico exceto nos horários de Jogos de Futebol, além de rever o valor da Multa de 800 mil reais para 50 mil reais/dia.

Segundo a entidade, o tribunal é o mesmo que mediou as relações entre metroviários e CBTU no mês de fevereiro desse ano, quando a gestão do Metrô do Recife assinou um acordo se comprometendo a implementar uma série de ações para reforçar a segurança. Como a empresa não cumpriu o que acordou, no mês de março o sindicato procurou o TRT para denunciar esse não cumprimento, ocasião em que o tribunal informou que não mais poderia mediar o conflito.

A pauta de reivindicações protocolada pelo Sindicato dos Metroviários inclui os seguintes itens:

1.       Garantia de contratação de todos os concursados de 2014 aprovados ao cargo de Assistente de Segurança Metroferroviária.

2.       Estabelecimento de convênios e parcerias com a Polícia Militar no policiamento ostensivo, Polícia Federal no policiamento investigativo e DIRCON na fiscalização e controle urbano.

3.       Retirada dos caixas eletrônicos das estações do metrô;

4.       Reforço de segurança nos dias de jogos de futebol;

5.       Aditivo no quadro de vigilância patrimonial armada;

6.       Garantia de dupla de seguranças nas atividades realizadas pelos funcionários ao longo dos trilhos;

7.       Esforços das autoridades competentes do Ministério Público e Judiciário na deliberação concernente à regularização do atual quadro existente de agentes de segurança metroferroviária, pendente em ação civil pública;

Segundo a direção do sindicato, os assaltos à mão armada acontecem diariamente dentro e fora das estações e os caixas eletrônicos instalados nas estações já atraem o interesse de quadrilhas fortemente armadas.

O metrô do Recife tem duas linhas que atendem cerca de 400 mil usuários por dia. A categoria conta com 1800 trabalhadores.  

Redação CNTT com Sindmetro/PE



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: