Lula se emociona no 1º de Maio Latino-americano da CUT no sábado

O evento cultural reuniu cerca de 25 mil pessoas no Memorial da América Latina.


Publicação: 03/05/2010
Imagem de Lula se emociona no 1º de Maio Latino-americano da CUT no sábado

Quem foi ao dia 1º de Maio Latino-Americano da CUT no Memorial da América Latina no sábado “Todos unidos pela integração regional, trabalho decente, contra o neoliberalismo, comemorado no sábado, curtiu um dia especial com uma variedade de atividades culturais. Comidas típicas de 11 países latino-americanos, exposições de artesanato da AL, lançamentos de livros de autores do mundo do trabalho e shows de artistas renomados e admirados, como Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Raíces de América e Fernando Ferrer emocionaram e contagiaram o público.
O evento cultural da CUT abriu com um ato inter-religioso que reuniu lideranças de todas as religiões. Circularam durante as atividades culturais promovidas no Memorial da América Latina cerca 25 mil pessoas.“Estou bastante emocionado e feliz com a realização deste grande show cultural e de interação com as Centrais Sindicais dos 20 países da América Latina. Nós brasileiros temos uma pauta comum com os companheiros latino-americanos, como o trabalho decente e o combate ao neoliberalismo”, disse o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima.

Ato político
Apesar da grande cautela que permeou quase todos os discursos, o ato político do 1º de Maio da CUT na capital paulista foi marcado por uma retrospectiva dos sete anos de governo Lula e pela defesa da eleição de Dilma Rousseff. A cautela deve-se à lei eleitoral. Somente o secretário de relações internacionais Adolfo “Fito” Aguirre, da Central dos Trabalhadores Argentinos, e o presidente da CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas), Victor Baez, fizeram menção explícita à eleição de Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República. Os demais, incluindo Lula, foram implícitos. Coube ao público presente o coro de “Dilma, Dilma”, em diferentes momentos.

Lula fechou o ato com uma fala emocionada, que incluiu lágrimas ao dizer que “fomos leais àquilo que nos comprometemos quando assumimos o governo”.

Antes dele, o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, lançou oficialmente a “Plataforma da CUT para as Eleições 2010”, lembrando que o documento, que traz mais de 200 propostas, “é resultado do esforço coletivo de sindicatos, federações e confederações que discutiram durante dois anos ideias para garantir os avanços dos últimos anos e aprofundar as conquistas”. Em retrospectiva, lembrou que “há 10 anos, quando fazíamos nossos atos do 1º de Maio, discutíamos sempre o que fazer para deter o desemprego, o arrocho salarial, a retirada de direitos, as privatizações. Hoje, podemos debater uma agenda positiva, podemos entregar essa Plataforma com propostas de avanços. Nosso maior objetivo agora é impedir o retrocesso e continuar mudando o Brasil”, afirmou Artur.

Geração recorde de empregos
Aloizio Mercadante, senador e pré-candidato ao governo de São Paulo, abriu sua fala com o dado de que 657 mil empregos foram criados nos últimos três meses, “a maior média da história do Brasil”. Em referência indireta ao pré-candidato José Serra, ex-governador do estado, que recentemente criticou o Mercosul, Mercadante afirmou que “o que queremos é uma América Latina rica, uma parceria estratégica fundamental para o Brasil e para a região”. Lembrou ainda que a era tucana em São Paulo produziu, entre outras coisas, uma média de 2 horas e 43 minutos de engarrafamento diário para cada motorista da cidade, e filas imensas nas estações de trens e metrô. “E os professores, que trabalham com giz, são tratados com borrachadas e cassetetes”.

Dilma Rousseff afirmou que o 1º de Maio é um momento propício para “olhar para o passado e ver se os compromissos assumidos foram cumpridos. Nosso governo tem conduzido o Brasil a um cenário em que mais de 21 milhões de pessoas saíram da miséria, através de instrumentos de distribuição de renda”. Sobre política internacional, afirmou que o País deixou “de estar de joelhos diante das potências do Hemisfério Norte e tem se inserido de maneira soberana nas relações políticas e econômicas”.

Lula fechou o ato. Lembrando que o tema do 1º de Maio deste ano é a integração latino-americana, aproveitou para atacar a política externa do período tucano. “Com a Alca, eles queriam simplesmente acoplar a nossa região ao domínio tecnológico dos Estados Unidos. Nós já tínhamos a experiência da área de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá”. Em seguida, destacou que atualmente a América Latina é a maior parceira comercial do Brasil.

“Eles só viajavam para Londres, Paris, Washington, Nova Iorque. Não sabiam que a beleza desse nosso povo é a mistura de negro, índio e europeu. Essa salada de frutas é nossa riqueza”.

Dirigindo-se à imprensa, lembrou que, em seu programa de governo de 2003, havia menção à necessidade de criar mais de 10 milhões de empregos. “Me cobravam o tempo todo, como se eu tivesse prometido criar todos aqueles postos de trabalho. Não era uma promessa, era uma constatação da necessidade que tínhamos. Pois então, só por desaforo, até o final deste mandato vamos criar mais de 14 milhões de empregos com carteira assinada”.

Adi dos Santos Lima, presidente da CUT-SP, organizadora da celebração, afirmou que “nosso 1º de Maio dialoga com as centrais de 20 países da região, pois temos uma agenda comum pelo trabalho decente. Debatemos este e outros temas com cultura, música e arte”, concluiu.

Com informações de Isaias Dalle, assessor de imprensa da CUT Nacional (confira a cobertura completa no portal da CUT:
www.cut.org.br)

Viviane Barbosa – Assessora de Imprensa do 1º de Maio da CUT 2010



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: