Fundação

Em julho de 1989, em pleno cenário de enfrentamento político, quando o movimento sindical vinha sofrendo ataques constantes do governo e da burguesia, foi criado o Departamento Nacional dos Trabalhadores em Transportes da CUT (DNTT-CUT), que se consolidou, em 1994, na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes da CUT - CNTT/CUT, que hoje representa cerca de 500 mil trabalhadores dos setores rodoviário, ferroviário, metroviário, portuário, marítimo, fluvial, aéreo e viários.

No dia 18 de dezembro de 2014, em assembleia dos trabalhadores em transportes foi aprovada a ampliação da abrangência da Confederação, que mudou a sigla de CNTT para CNTTL, passando a representar também os caminhoneiros autônomos e os trabalhadores no setor de logística do Brasil. Somando todos os modais, cargas e logística a base da CNTTL é de aproximadamente seis milhões de trabalhadores no Brasil.

Apesar das dificuldades, ao longo destes anos, a CNTT-CUT tem procurado desenvolver uma política de aglutinação destes setores, visando uma atuação mais ampla e unitária de todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo de transportes. A entidade participou e organizou várias mobilizações, acatando as deliberações da CUT Nacional. Um dos momentos inesquecíveis foi o movimento MULTI: Movimento Unificado dos Trabalhadores do Transporte, que em 1996 e 1997, realizou greves gerais, que contaram com participação de várias categorias representativas, em defesa de um projeto de lei pela regulamentação da profissão; pela redução da jornada sem redução dos salários e por uma aposentadoria digna.

Lutas e Desafios


A CNTTL-CUT lutará para implantar no país uma reforma na estrutura sindical brasileira com liberdade e autonomia sindical, que garanta à nossa entidade o reconhecimento e legitimidade jurídica, bem como proporá políticas de capacitação e formação de novos quadros para o movimento sindical. A entidade também atuará na linha de desenvolver um projeto de desenvolvimento econômico com distribuição de renda e geração de empregos com melhores condições de vida para o conjunto da população brasileira.

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: